Reflorestamento é temática de capacitação no campus Pinheiral

Participantes do curso posam com mudas de plantas nas mãos

O campus Pinheiral, em mais uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), foi sede de uma sequência de atividades de capacitação, que ocorreu entre os dias 15 e 18 de maio. Os treinamentos foram direcionados a colaboradores de campo, alunos da unidade e produtores rurais.

Com a temática de reflorestamento, o curso foi divido nos seguintes módulos: implantação de povoamentos florestais; manejo florestal; controle de formigas cortadeiras e combate a incêndios florestais. O curso foi ministrado pelo instrutor do SENAR e egresso do campus, Sílvio Nogueira de Andrade. Sílvio disse que a capacitação, além do treinamento prático, discutiu e apresentou a importância das florestas nativas.

Para o engenheiro florestal do campus Pinheiral, Maurílio de Faria Vieira Júnior, o treinamento oportunizará que os colaboradores de campo atuem com mais rapidez e eficiência. Ele afirmou que, atualmente, a unidade sofre com problemas ligados a formigas e tem casos frequentes de incêndios.

Alunos em sala de aula escutam professor

A estudante do curso de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade da unidade, Mariana da Costa Brum, foi uma das participantes da capacitação. Para Mariana, a oportunidade foi de atualização de conhecimentos práticos. A estudante complementou ainda: “Eles estão me ajudando muito, conhecem bem a prática”, disse se referindo aos demais participantes, trabalhadores de campo.

O campus Pinheiral já foi sede, em 2018, de outras edições de cursos do SENAR como “Operação e Manutenção de Motosserras” e “Operação e manutenção de roçadeiras manuais”. De acordo com Maurílio, a expectativa é que, em breve, um calendário anual de cursos seja produzido. As capacitações do SENAR no campus Pinheiral contam com o apoio do coordenador operacional da unidade, Míqueias Fernandes.