Regulamento de Pesquisa é aprovado pelo CONSUP

logo ifrj horizontal - logo verde, escrita em preto

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROPPI) apresenta o Regulamento das Atividades e Programas de Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), aprovado pela Resolução do CONSUP nº 50 de 08 de dezembro de 2017.

Esse Regulamento constitui-se como um marco legal que dispõe sobre a organização e o desenvolvimento das atividades de pesquisa no IFRJ, em consonância com o disposto no Estatuto e no Regimento Geral da Instituição e demais dispositivos legais.

Desde a criação da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, do então ainda Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis, com o início do desenvolvimento da pesquisa e cursos de pós-graduação no âmbito desta Instituição, na primeira década deste milênio, diante da necessidade, esboçava-se a intenção de elaborar um documento com fins de normatizar as atividades de pesquisa que emergiam. Todavia, nos últimos dois anos, a elaboração desse documento constituiu-se como uma das ações prioritárias da atual gestão.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROPPI), Mira Wengert, a regulamentação e organização das atividades de pesquisas de forma mais precisa permitirá melhor retratar a amplitude e a relevância das pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores do IFRJ, dentro e fora da Instituição, dando maior visibilidade ao trabalho por estes desenvolvidos, bem como proporcionar maior reconhecimento do instituto entre as demais instituições de pesquisa no âmbito nacional.

A construção desse documento, elaborado de forma coletiva a partir de uma minuta apresentada pela PROPPI, contou com a participação efetiva dos coordenadores de Pesquisa e Inovação dos campi e dos membros do CAPOG, sendo amplamente debatido e lapidado nestas esferas, atentos às peculiaridades das atividades de pesquisas desenvolvidas em cada campus. A proposta, a partir de então, foi apresentada ao Colégio de Dirigentes, posta à consulta pública, cujas sugestões e considerações foram analisadas no âmbito do CAPOG e a versão final foi encaminhada e aprovada pelo CONSUP.

Esse documento encontra-se em vigor desde a data da publicação da resolução; todavia, a implementação das normas e ações determinadas neste Regulamento ocorrerá de forma gradativa, tanto no âmbito desta Pró-Reitoria como das Coordenações de Pesquisa e Inovação nos campi, as quais estarão à disposição para prestar informações e esclarecer dúvidas sobre o documento em questão.

A Pró-Reitoria agradece a todos os membros da comunidade acadêmica que participaram da elaboração deste documento, na certeza da contribuição para maior conhecimento, organização e visibilidade das atividades de pesquisa desenvolvidas no IFRJ.

Para acessar o Regulamento de Pesquisa, clique aqui.