Logo IFRJ

Reitoria promove inovação na gestão

pró-reitores e reitor posam de pé para a foto

Pró-Reitorias passam por reformulações e novos pró-reitores assumem funções

A mudança na estrutura administrativa da Reitoria do IFRJ foi publicada no Diário Oficial da União através da Portaria nº 899 de 29 de maio de 2018. Entre as principais alterações, estão as nomeações dos novos pró-reitores e mudanças nas estruturas das pró-reitorias e setores de forma a inovar e valorizar setores estratégicos.

De acordo com o reitor do IFRJ, Rafael Almada, a portaria de reestruturação da Reitoria era uma demanda antiga de atualização do regimento. “Sabíamos que o regimento tinha uma estrutura e que foi mudado de forma autoritária e sem uma discussão no Conselho Superior em gestões anteriores. Dessa vez, fizemos uma reestruturação na qual insere o papel do Conselho Superior na estratégia de dialogar com a comunidade e, junto com uma proposta inicial de reestruturação, repensa o que a comunidade do IFRJ deseja”, explicou.

O reitor destacou ainda que houve um profundo diálogo com os setores da Reitoria, no período de transição, para a transformação da estrutura. Além da coparticipação do Colégio de Dirigentes, que terá uma missão de construir um plano estratégico e de igualdade entre funções e cargos nos campi.

Conheça os pró-reitores

A Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proad) é conduzida por Igor da Silva Valpassos. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), é especialista em Gestão Pública e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Candido Mendes. É servidor técnico-administrativo, foi coordenador, coordenador-geral e diretor adjunto e atua desde 2007 nas áreas administrativas do IFRJ.

Na Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proen) – que agregou a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e a Pró-Reitoria de Ensino Técnico (Proet) – Alessandra Ciambarella Paulon assumiu como pró-reitora. Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Alessandra tem especialização em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes e mestrado em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela UFF. É docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do IFRJ, onde atua no ETNM, na Graduação e na Pós-Graduação. Já foi pró-reitora de Extensão e substituta do reitor em uma das gestões anteriores, tendo atuado também como diretora de Pesquisa, Inovação e Extensão do campus Pinheiral.

Cristiane Henriques de Oliveira está à frente da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). A pró-reitora é mestre em Ecologia pelo Programa de pós-graduação em Ecologia/UFRJ na área de bioindicadores e biomonitoramento. Tem Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharelado em Ciências Biológicas modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora do IFRJ desde 2006 e tem vasta experiência na área de extensão e gestão pública como coordenadora de Extensão do campus Paracambi, assumindo posteriomente a Direção-Geral do campus.

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) tem Rodney Cézar de Albuquerque à frente. Rodney possui doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem mestrado profissional em Ensino de ciências da saúde e do ambiente pelo Centro Universitário Plínio Leite e Especialização em Marketing pela Universidade Candido Mendes. Possui graduação em Superior de Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Veiga de Almeida. É professor do IFRJ desde 2006, tem vasta experiência na área de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, inclusive foi coordenador de Pesquisa do campus Paracambi. Foi ainda diretor-geral do campus Engenheiro Paulo de Frontin.

Já a recém-criada Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade (Prodin) ficou sob a responsabilidade de José Arimathéa Oliveira. O pró-reitor é mestre em Ciências Ambientais e Florestais pela UFRRJ. Licenciado em Ciências Agrícolas pela UFRRJ, com Especialização em Sociedade e Agricultura no Brasil e Ciências Ambientais pela UFRRJ. É Técnico em Agropecuária, ex-aluno do IFRJ, formado pelo então Colégio Agrícola Nilo Peçanha. É professor do IFRJ desde 1992 e tem vasta experiência administrativa no Instituto. Foi diretor-geral do campus Pinheiral e, posteriormente, diretor de Administração do mesmo.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS