Logo IFRJ

Reitor

Reitor Prof. Rafael Almada

Prof. Dr. Rafael Barreto Almada - 4º Reitor do IFRJ (2018-2022)

Rafael Barreto Almada é professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Doutor em Engenharia Química pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ex-aluno do IFRJ, possui formação em Técnico em Química (2001), graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2005), Licenciatura em Química (2009) e Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (2009) e Mestrado (2008) em Engenharia Química pela COPPE- Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Professor de Físico-Química, Química Analítica e Química Ambiental no Campus Rio de Janeiro (Maracanã) do IFRJ. Ao longo da sua trajetória profissional, participou de importantes iniciativas e gestões educacionais: Vice-Coordenador do Curso Técnico em Química – IFRJ, Conselheiro representante docente no Conselho Superior – IFRJ, Coordenador Geral de Programas e projetos, Pró-Reitor de Extensão – IFRJ, Coordenador Nacional do Fórum de Pró-reitores de Extensão – FORPROEXT/CONIF, Assessor Especial para o Desenvolvimento da Extensão Tecnológica do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – SETEC/MEC, Conselheiro representante do MEC no Conselho Superior do Instituto Federal do Acre, Instituto Federal de São Paulo, Colégio Pedro II e do Conselho Diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselheiro e Presidente do Conselho Regional de Química – Terceira Região.

Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: química de produtos naturais, química ambiental, controle ambiental, inovação tecnológica, tratamento efluentes domésticos e industriais e técnicas e avaliação de reuso para os diversos fins.

 

 

 

 


 

Galeria Virtual de Ex-Reitores do IFRJ

Reitor Paulo Assis
Paulo Assis

Reitoria (2014-2018)

Reitor Fernando Gusmão
Fernando Gusmão

Reitoria (2010-2014)

Reitor Luiz Edmundo Aguiar
Edmundo Aguiar

Reitoria (2009-2010)

 

3º Reitor do IFRJ (2014-2018): Prof. Paulo Roberto de Assis Passos.  Bacharel em Engenharia Química (UERJ), Licenciado em Química (UERJ), Mestre em Química Orgânica (UFRJ) e Doutor em Planejamento Energético com concentração em Planejamento Ambiental (UFRJ). É Professor do IFRJ desde 1987, tendo exercido o mandato de Reitor do IFRJ entre 2014 e 2018.

2º Reitor do IFRJ (2010-2014): Prof. Fernando Cesar Pimentel Gusmão. Bacharel em Química Industrial, Licenciado em Química e Mestre em Educação, foi Professor do CEFET Celso Sucow da Fonseca (1975-2005) e do IFRJ (1981-2014), tendo exercido o mandato de Reitor do IFRJ entre 2010 e 2014.

1ª Reitor do IFRJ (2009-2010): Prof. Dr Luiz Edmundo Vargas de Aguiar. Bacharel em Química, Licenciado em Química, Mestre em Biologia Molecuar e Celular e Doutor em Ciências. Foi Professor do IFRJ (1994-2015), tendo exercido o mandado de Diretor do então CEFET Química de Nilópolis e posteriormente IFRJ, durante o processo de criação. Exerceu, também, a função de Pró-Reitor de Extensão.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS