Logo IFRJ

Relações Internacionais

Instituída no Regimento Interno em 2011 como Assessoria Internacional e efetivamente implantada em junho de 2014, a atual Diretoria de Relações Internacionais (DIRINTER), criada em 2017 e em processo de implementação, é o setor responsável por inserir o IFRJ no cenário internacional, fortalecendo a cooperação e a interação com instituições estrangeiras de ensino, pesquisa, extensão e/ou inovação. Além da representação do IFRJ em matéria de relações internacionais, o setor tem um trabalho dedicado à firmar acoordos e coordenar a mobilidade acadêmica de estudantes e servidores.

As Relações Internacionais devem apresentar condições fundamentais para o desenvolvimento institucional e dos cidadãos que participam do processo educacional, com relevância para o compartilhamento de aspectos científicos e tecnológicos inovadores. Atualmente, a complexidade do contexto global requer a formação de profissionais com uma visão geral de mundo, bem como exige uma constante necessidade de mudanças nos projetos educacionais. Dessa forma, seria extremamente relevante agregar a Instituto, os benefícios gerados pelo intercâmbio de alunos, professores e técnicos administrativos com instituições parceiras de outros países.

Nos últimos três anos o IFRJ passou de 05 (cinco) acordos restritos à Portugal para 14 (quatorze) acordos internacionais com instituições da Argentina, Perú, Canadá, França, além de Portugal. A partilha de conhecimentos científicos, tecnológicos, da formação pedagógica e de pesquisas aplicadas, bem como possibilitam o desenvolvimento de tecnologias conjuntas, além de gerar visibilidade internacional as ações do Instituto Federal do Rio de Janeiro. No que concerne à pesquisa, à inovação e à extensão, os intercâmbios promovem um aprofundamento e uma expansão das possibilidades institucionais por meio da criação de novos produtos, novas técnicas e serviços. Além disso, as atividades podem abrir os horizontes dos participantes para outras realidades sociais e profissionais. Para conhecer as instituições em cooperação, acesse: Convênios e Cooperações

A DIRINTER organiza-se em três áreas:

  • Relações Internacionais
  • Mobilidade Acadêmica Internacional
  • Programas e Projetos Internacionais

Em matéria de mobilidade acadêmica internacional, desde 2015 o IFRJ tem lançado editais próprios, possibilitando que dezenas de estudantes de graduação realizassem período de estudos no exterior com apoio institucional de diferentes formas: isenção de taxas / gratuidade, passagens aéreas ou bolsas para despesas com alimentação e hospedagem.  A mobilidade um grande enriquecimento pessoal, cultural e de formação.

O IFRJ é integrante da REARI/RJ - Rede das Assessorias Internacionais do Rio de Janeiro, juntamente com o CEFET Celso Sucow, IFF, CPII, UFRJ, UFRRJ, UFF, UNIRIO, UEZO, UERJ, UENF e PUC-RIO.

Para mais informações sobre as ações de relações internacionais do IFRJ consulte a área de Editais de Mobilidade Internacional e Notícias:

 

Contatos

Telefone: (21) 3293-6094

e-mail: cmi@ifrj.edu.br  (Coordenação de Mobilidade Internacional)

    ASSUNTOS

    SERVIÇOS

    REDES SOCIAIS

    NAVEGAÇÃO