Logo IFRJ

A relevância dos Núcleos de Produção Digital

Em Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), município a 85 quilômetros da capital fluminense, alunos do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), o primeiro do país em âmbito federal, estão utilizando equipamentos de produção audiovisual fornecidos pelo Ministério da Cultura (MinC) para concretizarem seus projetos e ingressarem no mercado de trabalho. 
 
O MinC já entregou 26 Núcleos de Produção Digital (NPDs) a universidades e institutos federais de educação de 22 unidades da Federação de todas as regiões brasileiras. Apenas em 2017, 14 novas instituições receberam os NPDs, compostos por 24 itens no valor de R$ 300 mil, incluindo câmeras, lentes, computadores, mesa de digitalização, microfone, gravador e equipamentos de iluminação, entre outros.
 
Segundo o diretor-geral do IFRJ de Engenheiro Paulo de Frontin, Rodney Albuquerque, os equipamentos do NPD têm sido um importante diferencial no município. "Aqui, o aparelho público é essencial e um instrumento prático que tem permitido aos alunos da primeira faculdade federal de games do Brasil concluir seus projetos", afirma. "Formamos jovens com conhecimento de ponta, que vi pessoalmente apenas no exterior, e que hoje podem iniciar seus negócios no próprio campus. Ou seja, o NPD permite que nossos jovens enfrentem a crise e o desemprego, aprendendo e colocando em prática uma profissão inovadora e de alto valor agregado", destaca.
 
Atualmente, 15 startups de games, formadas por jovens de várias partes do Brasil, estão em pleno funcionamento no Silício Fluminense - Incubadora de Jogos Digitais, Empreendimentos e Economia Criativa de Engenheiro Paulo de Frontin (SFInJE), localizado no campus do IFRJ. "O NPD daqui está sendo indutor de um Arranjo Produtivo Local (APL) espetacular e, em nosso caso, os equipamentos foram usados, inclusive, durante a participação de nossas startups no estande RioCriativo durante o Game Experience do Rock in Rio 2017", conta Albuquerque. 
 
Interessados no Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais do IFRJ precisam se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e optar pelo curso na sua inscrição. O período de inscrição do primeiro semestre é de 29 de janeiro a 1 de fevereiro de 2018. O curso é matutino, de 2ª a sábado, dura três anos e conta atualmente com 170 alunos.
 

Fonte: Ministério da Cultura

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS