Representante do PJM participa da 10ª Bienal da UNE

Marlon, sua assessora e Adriana Rigueira posam para a foto, sentados ao redor de uma mesa de reuniões

Gabriela Reis (assessora do Marlon), Marlon Coelho de Souza Teles, parlamentar que representa o Rio de Janeiro

no PJM e aluno do campus Nilópolis, e Adriana Rigueira, Assessora Internacional do IFRJ

O estudante do curso Técnico em Química, do campus Nilópolis do IFRJ, Marlon Coelho de Souza Teles, eleito o representante do estado do Rio de Janeiro no Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM), esteve na Reitoria na última quinta-feira (09/03) para relatar à Assessora Internacional Adriana Rigueira como foi sua participação na 10ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizada entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro em Fortaleza, capital do Ceará. Os objetivos da sua participação foram: conhecer as demandas dos estudantes, apresentar a si mesmo e ao seu projeto no PJM e iniciar um diálogo com os estudantes, em nível nacional.

“A ideia era ter contato com os estudantes como parlamentar, como figura pública, e assim divulgar meu trabalho e o PJM. Também queríamos saber a opinião deles sobre o projeto, além de mostrar que existem outras organizações lutando pelo direito de todos os estudantes”, assegurou Marlon. Ele destacou ainda que pôde participar dos debates e de mesas-redondas, todas relacionadas a assuntos de interesse dos discentes e voltadas para a Educação: “Foi muito frutífero para mim, como pessoa e como parlamentar”, assegurou.

Marlon esclareceu ainda que, como parlamentar, seu dever é fazer políticas públicas e leva-las para o parlamento no exterior para que elas sejam debatidas. “Ao final dos dois anos de mandato dos parlamentares, será formulado um documento oficial de resoluções e esse documento será votado por todos nós e encaminhado ao presidente da República, podendo as medidas sugeridas serem implantadas em todo o país”, explicou.

Projeto busca aumentar interesse pela política – A partir de sua percepção do fato que os jovens não se interessam muito por política, e com base em uma pesquisa realizada no campus Nilópolis que apontou que mais de 50% dos alunos entrevistados não se importavam com o grêmio estudantil nem com a política, de modo geral, por não acharem o tema interessante, Marlon elaborou seu projeto.

Nele, a proposta é de aumentar o interesse dos jovens através de um modelo diplomático. Seriam simulados desde um julgamento, como o do impeachment, às conferências internacionais, nos quais os jovens representariam deputados, juízes, advogados, delegados e outros representantes diplomáticos. E, estando no lugar de um desses representantes, o jovem poderia ter a sensação de qual é a função dos políticos eleitos e quão críticos e importantes são os resultados e medidas a serem tomadas em uma dessas conferências. Além disso, o projeto visa fazer com que os jovens tomem ciência e cuidado ao votar, pois saberão que as decisões de um desses representante podem afetar a vida de milhões.

Conheça mais sobre o projeto aqui.

O PJM - O Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) favorece e promove o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Todas as discussões são norteadas pelo tema principal – “O ensino médio que queremos” –, e os jovens parlamentares elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns da juventude dos países do MERCOSUL. Além disso, o Parlamento Juvenil do MERCOSUL oferece aos jovens uma oportunidade única de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo que fortalece o processo de integração, garantindo à nova geração a possibilidade de ser ouvida e de exercer ativamente a cidadania.