Logo IFRJ

Reta final para a consulta online do campus Niterói

 
Esta é a última semana para responder o questionário online que ajudará a definir o perfil do campus Niterói. É possível respondê-lo clicando aqui, até o dia 31 de maio de 2017. A participação é essencial para que haja entendimento de qual é a demanda dos moradores do Leste Fluminense e para a escolha dos cursos e área de atuação da unidade.
 
 
Entendendo o processo
 
O campus Niterói está em fase de implantação e conta com diversos processos de consulta e participação popular para o levantamento de dados das demandas da região. A unidade será no Sapê, bairro localizado na região de Pendotiba (Niterói) e contará com cursos técnicos integrado e concomitante/subsequente, uma graduação e uma pós-graduação, além dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e cursos de Extensão.
 
Durante os meses de abril e maio foram realizadas algumas reuniões para consultar setores da cidade de Niterói. A comissão de implantação do campus segmentou quatro perfis para fazer a consulta: organizações públicas, sociais, educacionais e setor de trabalho e renda. Para cada uma, foram apresentados o IFRJ, os cursos oferecidos em Niterói - até então na unidade provisória instalada na Fundação Oscar Niemeyer, localizada no Caminho Niemeyer, no Centro - além do projeto e andamento da obra. Nas reuniões, foi aberto debate para ouvir as demandas de cada setor, as observações da população local e as expectativas para o futuro da cidade. Os dados foram recolhidos e farão parte do apanhado geral da pesquisa.
 
Além das reuniões, questionários circularam nas escolas de Ensino Fundamental da rede pública de Niterói e uma audiência pública foi realizada. Na audiência, ocorrida no dia 17 de abril de 2017, na Câmara Municipal, foi aberto espaço para a população esclarecer as necessidades da região e as demandas do mercado de trabalho. Foi destacada também, a importância do evento e da participação popular nos processos de implantação do campus. A missão da instituição e a relevância da unidade para o Sapê foram pontos principais, além da oportunidade de inserir os moradores da região no Ensino Técnico e Profissionalizante e também de mudar a realidade local, com a chegada de um instituto de educação e de ações do poder público.
 
Após o final das pesquisas, os dados recolhidos serão estudados e usados como base para o desenvolvimento da área de atuação do campus.
 
Para mais informações, acesse: facebook.com/ifrjniteroi

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS