Direção de Extensão, Pesquisa e Inovação - DEPI

Regulamentos

Em contrução.

Formaturas

Cursos Técnicos do 2º semestre de 2017:

05/04 - Alimentos (Integrado)

06/04 - Química  (Concomitante)

12/04 - Meio Ambiente (Integrado)

13/04 - Biotecnologia (Integrado)

19/04 - Famrácia (Integrado)

20/04 - Química (Integrado)

26/04 - Manutenção e Suporte em Informática (EJA)

Assessoria de Comunicação do campus

Contato: ascom.cmar@ifrj.edu.br

Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE

O NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas, prepara o Campus Rio de Janeiro para receber as PNE, providenciando a adaptação de currículo conforme a necessidade de cada aluno.  É o núcleo que articula pessoas e setores para o desenvolvimento das ações de inclusão no âmbito interno. Tem como objetivo principal criar no âmbito local a cultura da “educação para a convivência”, aceitação da diversidade e, principalmente, buscar a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais, de comunicação e atitudinais. Cabe ao NAPNE garantir o Atendimento Educacional Especializado ao público-alvo instituído pela Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009 , estudantes portadores(as) de deficiências específicas, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

Coordenadora: Marília Morais Manhães

Contato: napne.cmar@ifrj.edu.br

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI

O NEABI - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas é um espaço que congrega pesquisadores, docentes, técnicos-administrativos e interessados em diversas áreas do conhecimento que têm como ponto principal ações relacionadas as relações etnicorraciais na sociedade brasileira e, especificamente, no Rio de Janeiro. Em diversos Institutos Federais e Universidades, os NEABI estão presentes e estão sendo criados com o objetivo de facilitar a interlocução daqueles que trabalham com temáticas das relações raciais, promover pesquisas, realizar atividades extensionistas como forma de divulgar o conhecimento construído sobre questões relacionadas a negritude, africanidades e, os indígenas.  Destaca-se que no Brasil, todo 20 de Novembro é lembrado como Dia da Consciência Negra, e a data é para lembrar não apenas a morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695, mas também as lutas vividas pela população negra em busca da liberdade para exercício da autonomia e da cidadania plena. O NEABI assessora assuntos relativos à implementação da Lei 10.639/03, que garante a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas de ensino fundamental e médio.

Em especial para a Educação Profissional e Tecnológica, o referido Plano Nacional institui, dentre suas ações, a garantia da existência de “Núcleos destinados ao acompanhamento, estudo e desenvolvimento da Educação das Relações Étnico-raciais e Políticas de Ação Afirmativa”, o incentivo ao “estabelecimento de programas de pós-graduação e de formação continuada em Educação das Relações Étnico-raciais para seus servidores e educadores da região de sua abrangência” e contribuição para a pesquisa e publicação de “materiais de referência para professores e materiais didáticos para seus alunos na temática da Educação das Relações Étnicoraciais”.

Tem como objetivos:

• Constituir-se referência em atividades relacionadas ao campo de estudos afro-brasileiros e indígenas;
  • Produzir conhecimento sobre História e Cultura Afro-brasileira e Indígena;
  • Difundir conhecimento sobre História e Cultura Afro-brasileira e Indígena;
  • Promover intercâmbio de informações intercampi e com a comunidade externa;
  • Apoiar a educação no âmbito do ensino fundamental e médio, contribuindo para a construção de conteúdo programático contextualizado.

Coordenadora: Maria Aparecida Miranda

Contato: neabi.cmar@ifrj.edu.br

Núcleo de Gênero e Diversidade - NUGED

O Núcleo de Gênero e Diversidade é responsável por desenvolver as ações de promoção dos direitos da mulher, dos apenados, dos trabalhadores em situações de vulnerabilidade social e de todo um elenco que compõe o universo da diversidade para a eliminação das discriminações que as atingem, bem como a sua plena integração social, política, econômica e cultural.

Coordenador: Prof. Rafael Martins da Costa

Contato: nuged.cmar@ifrj.edu.br