Roda de conversa traz reflexão sobre jovens em vulnerabilidade social

pessoas que estavam presentes na roda de conversa posando para foto

O campus Realengo recebeu a "Roda de conversa: Acolhimento ao adolescente e jovem em vulnerabilidade social". O evento, que aconteceu no dia 28 de novembro, contou com a presença da advogada e conselheira nacional da juventude, Thais Nascimento, que atualmente trabalha no Projeto Social Identidade Jovem, iniciativa que visa trazer novas perspectivas a jovens de baixa renda.

Na ocasião, a convidada expôs sua jornada no trabalho voltado a juventude, esclareceu algumas questões efetivas que devem ser levadas em consideração no apoio aos jovens e explicou sobre a necessidade de se trazer uma ampliação de repertório de oportunidades para os mesmos. "No meu trabalho, tenho percorrido os noventa e dois municípios do estado do Rio de Janeiro realizando atendimentos a jovens em vulnerabilidade social, levando a eles questões referentes à capacitação profissional. Nosso trabalho é tentar trazer uma ampliação dos locais de escuta para esse grupo", explicou.

De acordo com Thaís, é necessário que os projetos sociais busquem, de forma estratégica e pedagógica, atrair os jovens através de assuntos que são do interesse dos mesmos, para que haja uma mediação no processo de aprendizado. E, ainda, enfatizou a necessidade da ampliação de políticas públicas e perceptivas de futuro a esses jovens.

Gabriele Andrade, estudante do 8º período do Bacharelado em Fisioterapia, afirmou a importância de uma orientação adequada. “Já tinha ouvido falar sobre o Projeto Identidade Jovem, mas não sabia ao certo como era sua atuação. Fiquei muito satisfeita em ter recebido essas informações sobre o projeto. É muito importante contar com uma orientação adequada nessa idade e muitos jovens não têm nenhuma", disse.

Após a roda de conversa, houve um coffee break onde os alunos puderam retirar suas dúvidas com a convidada e conversar sobre as questões abordadas durante sua fala. O evento contou com o apoio do Laboratório Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa Social (LIEPS).