Logo IFRJ

Semana de Acolhimento

Os alunos ingressantes nos cursos Técnicos em Mecânica e Eletrotécnica, e no curso de Licenciatura em Matemática participam de diversas atividades de integração no campus Paracambi. A semana de acolhimento vai de 23 de agosto a 06 de setembro e disponibiliza duas atividades por dia para os estudantes. As ações, que são realizadas nos horários da manhã, da tarde e da noite, foram organizadas por um grupo de trabalho composto por diversos servidores de diferentes coordenações e direções da unidade.

Na primeira semana de aula, os discentes dos cursos técnicos participaram de seis eventos. O primeiro foi composto por orientações iniciais, além das boas-vindas da Direção-Geral e da Direção de Ensino. Em seguida, os alunos ouviram as servidoras Fernanda Zão, da Secretaria de Graduação (SEG) e Adriana Werneck, da Coordenação de Programas e Projetos de Apoio ao Educando (Coppae). Após as instruções, foram distribuídos uniformes e kits comemorativos.

Giovana Pacheco, ingressante do 1º período do curso Técnico em Mecânica, considera a Semana de Acolhimento um método interessante de integração entre os alunos. “Minha irmã se formou no curso de Mecânica no IFRJ. Então, sempre foi uma opção vir estudar aqui e espero sair como ela, com o ensino médio e a profissionalização”, comentou Giovana.

No segundo dia, os alunos visitaram todos os laboratórios do campus, onde acontecem as aulas práticas. Além disso, participaram de um cine-debate organizado pelos monitores do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). O filme debatido foi o documentário intitulado “Eu não sou seu negro” (2016), que está indicado ao Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem em 2017.

A última atividade da primeira semana, para os alunos dos cursos técnicos, foi o Cine Provocação, que apresentou aos discentes o documentário “Human”. A obra reúne vários testemunhos de pessoas de todo o planeta. Entre os temas abordados estão o amor; a agricultura; a homossexualidade, e a migração. A dinâmica que finalizou a primeira semana foi organizada pela coordenadora da Coppae, Adriana Werneck, e por Antônio Carlos de Oliveira, psicólogo do campus.

            As ações que foram destinadas aos alunos de Licenciatura em Matemática na primeira semana envolveram as boas-vindas da Direção-Geral; a apresentação do curso com o coordenador Davi Braga; aula magna sobre a Matemática e seu ensino como prática social, além de três aulões de trigonometria, números racionais e números irracionais.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS