Semana de Extensão premia trabalhos de jornada extensionista

Francisco Sobral, Paulo Assis e Florinda Cersósimo sentados na bancada do auditório do campus Rio de Janeiro

Na abertura da Semana, o reitor Paulo Assis fala ao lado do pró-reitor Francisco Sobral e da diretora-geral, Florinda Cersósimo

A segunda etapa da Semana de Extensão do IFRJ movimentou o campus Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 28. Com feiras, palestras e a premiação dos trabalhos da I Jornada de Extensão, que ocorreu em junho, as atividades encerraram o encontro que apresentou o quadro das ações extensionistas desenvolvidas no IFRJ.

Entre 79 trabalhos apresentados (56 pôsteres e 23 rodas de conversa), 23 foram premiados. Eles versam sobre temas diversos, como inclusão e cidadania, arte e cultura.

Feira de Economia Solidária

Aberto pela manhã com a presença do reitor do IFRJ, Paulo Assis, do pró-reitor de Extensão, Francisco Sobral, e da diretora geral do campus, Florinda Cersósimo, o evento trouxe ao campus a II Feira de Economia Solidária - que incentiva práticas de desenvolvimento sustentável e a inclusão socioeconômica de grupos em vulnerabilidade social - e a III Feira de Oportunidades de Estágio e Emprego, uma estratégia de aproximação entre empresas e estudantes à procura de estágios, empregos e qualificação profissional.

Feira de Estágio e Emprego

Na quadra do campus, representantes de cerca de 30 empresas e instituições públicas recebiam os alunos com informações sobre processos seletivos, cursos e oportunidades de emprego. A aluna Carolina Menezes, do 7º período do curso técnico em Química do campus Rio de Janeiro, é bolsista de iniciação científica e já pensa na transição para o mercado de trabalho no próximo ano. “Estou conhecendo novas empresas, com várias atuações no meu curso”, diz a estudante, que quer cursar Engenharia Química.

Nathália Araújo, também do 7º período do curso técnico em Química, procurava, além de estágio, uma orientação profissional. “Quero aprender mais sobre em quais áreas eu posso atuar, áreas interessantes que eu não conhecia e que estão despertando um interesse maior”, diz a aluna, que cita o setor petroquímico como possível rota de atuação profissional.