A semente de inclusão do curso de Extensão em Libras

Com o objetivo de capacitar a comunidade interna do campus Realengo para facilitar a comunicação com possíveis alunos e funcionários surdos, a unidade está promovendo o Curso Básico de Extensão em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O intuito das aulas é promover o estudo da língua em toda a comunidade acadêmica, incluindo a externa, com aulas que totalizam 30 horas de carga horária.

O curso obteve uma alta demanda de inscritos e já conta com uma lista de espera de 150 pessoas. São duas turmas, de 30 alunos cada, e as aulas tiveram início nos dias 3 e 4 de maio de 2017.

A primeira aula contou com a presença do professor de Libras e Braile da prefeitura de Japeri e Três Rios, Wellington Santos, que ministrou a aula “Oficina de Libras: uma abordagem bilíngue”. Ele apresentou ensinamentos teóricos e práticos, e realizou brincadeiras que animaram os participantes.

Para a secretaria executiva do campus Realengo e aluna do curso, Aline dos Santos, a aula foi muito produtiva. “O professor foi dinâmico e os alunos se mostraram muito interessados. Isso é muito positivo não só para nós da comunidade interna, mas também para a comunidade externa.”

De acordo com Viviane Souza, interprete de libras do campus, coordenadora do NAPNE e do curso de Libras, o projeto leva em consideração o contexto da região, em que muitos surdos têm dificuldade de socialização e integração na comunidade. “Muitos desistirem de cursar o ensino técnico e superior por não encontrarem acessibilidade e informação em sua primeira língua (LIBRAS)”. Ainda segundo ela, o curso de básico de Libras visa modificar essa realidade através do processo de comunicação, socialização e integração desses indivíduos.

O curso é coordenado pelo NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas Com Necessidades Específicas) com o apoio do COEX (Coordenação de Extensão), ambos do campus Realengo.