Seminário Juventude, Gênero e Educação

Palestrante mostra imagem em apresentação de slides

O IFRJ campus Volta Redonda recebeu, nos dias 08 e 09 de junho, o seminário “Juventude, Gênero e Educação: diversidade e cultura no mundo contemporâneo”, organizado pelo Núcleo de Estudos de Gênero (NEG), que é formado por alunos e servidores do campus. O evento foi composto por duas palestras, de professores convidados, e contou com uma abertura repleta de atividades culturais, entre apresentações musicais e de dança.

Alunos e professor posam com palestrante

No primeiro dia, a palestra com o tema “Moral, tabu e preconceito: as questões de gênero na juventude contemporânea” foi proferida por Ivan Pimentel, professor de Geografia do IFRJ campus Resende e doutor em Geografia com ênfase em Geografia, Gênero e Sexualidade. Tendo como foco o processo de construção de uma identidade de gênero masculina, o professor analisou as maneiras como padrões são colocados aos homens em relação a comportamentos, formas de relacionamento e valores em relação ao corpo. Como geógrafo, Ivan também discutiu como a questão de gênero contribui para compreender os lugares atribuídos a homens e mulheres, e quais os padrões relacionados a ambos.

Alunos e professor posam com palestrante

A palestra de encerramento ficou a cargo de Denize Sepúlveda, docente do Programa de Pós-graduação em Educação, Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, no campus São Gonçalo (FFP – UERJ). Com o tema “Diversidade de gênero no espaço escolar”, a palestra partiu da conceituação fundamental que envolve os estudos de gênero para discutir como situações de preconceito, opressão e violência são criadas no ambiente escolar em função da persistência de um discurso conservador que padroniza comportamentos e hierarquiza identidades. Foi destacado como tais experiências acabam por prejudicar o aprendizado e por gerar uma escola que não respeita as diferenças. Isto, segundo a professora, evidencia a necessidade de que as discussões em torno das relações de gênero estejam presentes no ambiente escolar, de forma a enfatizar o respeito aos direitos, a diferentes expressões e identidades, e à dignidade humana.