Logo IFRJ

Super Chefs Especiais em Pinheiral

Super Chefs Especiais posando para foto

Projeto de extensão oferece oficinas culinárias a estudantes da APAE 

As oficinas culinárias do projeto de Extensão "Super Chefs Especiais" tiveram início no campus Pinheiral. A ação, dirigida aos estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pinheiral, começou no dia 11 de abril e tem a proposta de oferecer práticas culinárias aos participantes. Para a professora Julia Barros, responsável pelo projeto, dentre as intenções da ação, destaca-se o objetivo de oferecer conhecimento com potencial de geração de trabalho e renda aos envolvidos.

As professoras da APAE, Simone de Mello, Paula Marques e Sônia Marques acompanharam a primeira oficina do projeto. As docentes ressaltaram que as atividades contribuirão para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e capacidades motoras dos estudantes. “Pegar, colocar dentro e fora, coar, são atividades importantes para o desenvolvimento cognitivo”, avaliou Simone. “Com certeza, atividades como as de enrolar os docinhos contribuirão para o desenvolvimento da coordenação motora dos alunos”, acrescentou a professora Paula.

Para as docentes, as ações auxiliarão, ainda, o trabalho da APAE no desenvolvimento de conceitos matemáticos, a partir das medidas dos ingredientes, e textuais, com a leitura das receitas. A professora Simone analisou que tais atividades trazem motivações para a vida diária e até mesmo para ajudar em casa.

Na avaliação das professoras, os alunos estão empolgados com o projeto: “Todos querem participar e fazer algo para ajudar”, afirmou Simone. O estudante da associação, Rodrigo Mendonça, disse: “Bom que a gente aprende, né?”. E, para o também estudante da APAE, José Antônio Gomes, a determinação o motiva. “Vou até o final. Eu já sei fazer algumas coisinhas, mas quero aprender mais”, disse ele.

Elisângela Moreira, estudante do curso Técnico em Agroindústria, acredita que sua participação no projeto contribuirá para a formação profissional. “Serei uma melhor profissional ao aprender a lidar com diferentes situações”, falou. A ação conta com o apoio do aluno bolsista do curso Técnico em Agroindústria Lucas Costa e, ainda, com estudantes voluntários, como a própria Elisângela.

Durante o desenvolvimento do projeto, o conteúdo programático prevê a oferta das seguintes oficinas: cozinha para iniciantes; sucos alternativos; fabricação de docinhos de festa; pães; biscoitos; salgadinhos; bolos; cupcakes e aproveitamento integral dos alimentos. Os estudantes da APAE são divididos em quatro turmas de 20 alunos e as aulas são ofertadas em diferentes dias e horários, a fim de atender os três turnos da Associação. Ao todo, serão cerca de 80 alunos atendidos.

 

 Conhecendo o projeto

Desde 2017, o projeto “Super Chefs Especiais” realiza ações de organização como reuniões com a equipe administrativa e pedagógica da APAE, encontros com os pais e estudantes. Ano passado, foi realizada uma coletânea de esquetes para abordar, com os participantes do projeto, a importância da higiene na cozinha.  A ação teve a participação dos colaboradores do projeto, a professora Gesiane Castro e o professor aposentado da unidade, Carlos Eduardo Menezes. 

O projeto conta, ainda, com o apoio da equipe do laboratório da Agroindústria. O primeiro dia da ação dispôs do suporte da técnica responsável pelo setor, Patrícia Silva, da funcionária terceirizada, Maria das Graças Alcântara e de José Augusto de Andrade. A ação tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e segue até setembro de 2018.  Entretanto, a professora responsável já alertou que tem interesse em dar continuidade à ação e submeterá nova proposta ao Edital PROEXTENSÃO 2018.

A ação dispôs da doação de aventais e toucas por intermédio do professor Eliezer Pereira. "Foi uma doação da respeitável e benemérita Loja Maçônica Cruzeiro do Sul 31", declarou o professor. Outro apoio importante foi o da professora Élida da conceição Jorge.

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS