Logo IFRJ

Todos os sabores da Feira Gatronômica

alunos do campus Rio de Janeiro na Feira Gastronômica

Sabores e aromas especiais marcaram a hora do almoço no campus Rio de Janeiro. Alunos, professores e técnico-administrativos puderam saborear variados pratos trazidos pelos estudantes, para a Feira Gastronômica organizada pelo Grêmio Estudantil da unidade, no dia 16 de maio.

O objetivo da feira foi divulgar os microempreendedores que existem no campus. Segundo Carlos Eduardo Batista, um dos organizadores e aluno do curso Técnico em Química, o lucro obtido com vendas de produtos foi de 100% dos microempreendedores e foi cobrada apenas uma taxa simbólica de seis reais para inscrição.

Todas as mesas foram numeradas, e a cada compra o consumidor recebeu um ticket para avaliar a comida. Ao final da feira, o dono do prato mais votado recebeu uma placa de 1° lugar. 

O vice-presidente do grêmio, Matheus Bastos, contou que esperava muitos alunos, mas foi surpreendido. “Estava absurdamente cheio, o fluxo foi o tempo todo, todos gostaram, dançaram e conversaram. Tivemos alunos que foram em todas as barracas e professores também”, disse. Segundo ele, a feira também foi importante para a aproximação entre aluno e professor. “Muitos professores pararam para conversar com a gente e pôde haver uma troca, o gelo foi quebrado ali”, contou.

A presidente do grêmio, Yasmim Paixão, disse que o mais tocante foi ver a quantidade de pessoas inesperadas, como alunos da noite que vieram participar e ex-alunos que também vendiam seus quitutes. “Ver a feira acontecendo com todo mundo brincando, dançando e comendo foi muito gratificante. Senti a sensação de dever cumprido, e fazer isso logo no início da nossa gestão foi muito importante, estamos no caminho certo”, falou.

Todos os vendedores alcançaram suas metas, mesmo aqueles que chegaram um pouco atrasados. Segundo Matheus, ninguém saiu no prejuízo e alguns até zeraram o estoque trazido. O vice-presidente do grêmio ainda agradeceu à Coordenação de sócio cultural pelas ideias e 100% de participação tanto no planejamento, quanto na produção e no evento. “É gratificante ver que a relação entre o grêmio e os alunos está se fortalecendo”, comentou.

Esse foi um evento teste que surpreendeu a direção do grêmio e a meta é que se torne frequente. “Vamos investir mais em decoração, em divulgação e pretendemos aumentar o tempo para as inscrições para dar chance de mais pessoas participarem. Pode ser mensalmente ou a cada três semanas. Vamos estudar de acordo com a procura”, concluiu Yasmim.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS