Trabalhos de destaque recebem menções honrosas

mesa de abertura composta por Mira, Florinda, Renata e Clenilson no auditório do campus Rio de Janeiro

da esq. para dir.: Renata Santana, Mira Wengert, Florinda Cersósimo e Clenilson Sousa

Primeiros colocados na XI JIT e o VI Fórum ITE fizeram apresentações

Com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos no eixo ensino-pesquisa-extensão, o IFRJ promoveu a cerimônia de entrega das menções honrosas aos trabalhos que obtiveram destaque na XI Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica (JIT) e no VI Fórum de Inovação, Tecnologia e Educação (Fórum ITE). A solenidade aconteceu no auditório do campus Rio de Janeiro, no dia 9 de novembro.

A mesa de abertura foi composta pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Mira Wengert; pela diretora-geral do campus, Florinda Cersósimo; pelo diretor de Pesquisa e Inovação da unidade, Clenilson Sousa e pela coordenadora de Pesquisa e Inovação do campus, Renata Santana.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, os componentes da mesa solene parabenizaram os estudantes e deram boas-vindas aos presentes. Em seguida, deu-se início as apresentações dos trabalhos classificados em 1º lugar. A XI JIT e o VI Fórum totalizaram 241 trabalhos na modalidade pôster e 74 na modalidade oral.

No fim das apresentações, a pró-reitora Mira Wengert e a diretora-geral Florinda Cersósimo entregaram as menções honrosas para os autores dos trabalhos que ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugar, de acordo com suas áreas. Mira falou sobre a importância da solenidade: “É com muita satisfação que realizamos pela segunda vez a cerimônia de premiação. O evento é importante pois possibilita o reconhecimento dos trabalhos dos alunos e orientadores”, disse.

A XI JIT e o VI Fórum ITE aconteceram no campus Rio de Janeiro, nos dias 7 e 8 de junho. Os eventos foram simultâneos e contaram com a presença de palestrantes renomados na área acadêmica e, ainda, diversas atividades como palestras, mesas-redondas e minicursos.

Apresentações dos projetos em 1º lugar:

Trabalhos

Ciências Agrárias

Serviços ambientais como ferramenta da manutenção da qualidade ambiental

Ciências Biológicas

Fauna de mamíferos de médio e grande porte da reserva ecológica de Guapiaçu (REGUA), Rio de Janeiro

Ciências da Saúde

Qualidade de vida no trabalho: avaliação de cabeleireiros de salões de beleza do Rio de Janeiro

Ciências Exatas e da Terra

Potencial da espécie Mandevilla Moricandiana (Apocynaceae) no combate às larvas do mosquito Aedes Aegypti

Ciências Humanas

Diversidade Sexual: estudo comparativo com jovens estudantes da rede federal e estadual

Ciências Sociais Aplicadas

A (in) sustentabilidade do legado ambiental dos jogos olímpicos Rio 2016: jogos verdes para um planeta azul?

Engenharias

Estudo da degradação física de materiais do patrimônio cultural pela cidadania

Linguística, Letras e Artes

A narratividade dos discursos das alunas do Proeja – IFRJ/Nilópolis: (re) conquistando espaços e superando desafios