Logo IFRJ

Tradição Africana: a oficina de bonecas Abayomi

 

O campus Duque de Caxias realizou, no dia 25 de abril de 2017, uma oficina para ensinar alunos e servidores a confeccionarem bonecas Abayomi. O evento faz parte do “Sarau em cores: a beleza da África”.

 

Abayomi significa “aquele que traz felicidade ou alegria”. As bonecas são negras, não possuem costura - apenas nós e tranças - e são sinônimos de tradição e resistência. Elas eram feitas por mulheres africanas nos navios que transportavam escravos, a fim de acalentar seus filhos, arrancando pedaços de pano das barras de suas saias.

 

 

Para a realização da oficina, foram forrados panos no chão e os retalhos ficaram disponíveis para aqueles que quisessem comparecer a fim de ouvir a história das bonecas e aprender a fazer a sua para levar para casa.

 

Landara Araújo, aluna do curso técnico em Química, foi quem ensinou a fazer as bonecas durante o mini-curso. Ela aprendeu a confeccioná-las com sua mãe e contou que foi gratificante poder compartilhar algo simples, mas tão rico em cultura. “Para mim, as bonecas representam alegria e esperança. As pessoas que passaram pela oficina aprenderam o significado da simplicidade, a visualizar a beleza negra e a riqueza de sua história e origem. Aprenderam como é importante o significado de uma Abayomi na nossa vida”, finaliza.

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS