UFRRJ realiza prática de panificação em laboratório do campus Pinheiral

panificação e confeitaria - produção de variedades de bolos; pães; biscoitos; pizzas e esfirras

O laboratório de panificação e confeitaria do campus Pinheiral recebeu, mais uma vez, estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCT), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). As práticas de panificação começaram no dia 16 outubro e acabarão dia 23 de outubro.

A ação visa capacitar alunos do PPGCTA, colaboradores, estagiários e docentes do laboratório do campus. A atividade prevê a produção de variedades de bolos; pães; biscoitos; pizzas e esfirras. A parceria teve início em 2016 por intermédio do coordenador de Produção Agroindustrial da unidade, Aloízo Lemos.

A professora da UFRRJ Kamila Nascimento ministrou a atividade e avaliou o laboratório do campus. “Muito boa a infraestrutura. O laboratório tem todos os equipamentos necessários, além de ótimos profissionais,” destacou Kamila. A universidade não tem o laboratório de panificação e confeitaria, por isso, utiliza a infraestrutura do campus. A Rural é responsável pela aquisição dos ingredientes necessários para a prática, e o campus cede o espaço e oferece suporte técnico.

Para Aloízo Lemos, a parceria impulsiona a fabricação de diferentes variedades de produtos no laboratório do campus. “Atualmente, já trabalhamos com panificação e, a partir de iniciativas como essa, a capacitação e a profissionalização permitem a fabricação de outras variedades de produtos,” avaliou o coordenador.