V Festival de Dança agita alunos do campus Rio de Janeiro

alunos reunidos no palco do auditório do campus Rio de Janeiro

A V edição do Festival de Dança do IFRJ, organizado pelo Departamento de Dança do campus Rio de Janeiro, aconteceu nos dias 12 e 14 de junho. O evento contou com diversas apresentações musicais como dança contemporânea, jazz, pop e sapateado.

O festival lotou o auditório nos dois dias. A presidente do Departamento de Dança e aluna do 7° período de curso Técnico em Biotecnologia, Ana Cecília Amaral, comentou sobre o sucesso do evento, que envolveu alunos, professores e servidores do campus. “Tivemos discentes e docentes em peso. As pessoas adoram dança; o festival sempre enche, principalmente por ser entre os turnos, temos alunos da manhã e da tarde, sem contar o pessoal que vem de fora. Foi realmente incrível”, falou.

No primeiro dia, oito números foram apresentados, além da abertura, que foi a simulação de um ensaio. Além disso, a interação entre os dançarinos e com o público, a hora do improviso e um alongamento fizeram parte das atividades. “Foi uma mistura de dança com teatro e cativou bastante”, disse Ana Cecília.

Já no segundo dia, foram nove apresentações, fora a abertura, que dessa vez foi uma performance da música “Tempo Perdido”, da banda Legião Urbana. Ana Cecília explicou a escolha da música: “A letra fala sobre o tempo. Nós aqui no IF temos uma rotina diferenciada, muito corrida. Então, estar juntos enquanto alunos, amigos e companheiros de equipe, dando atenção e nos dedicando ao departamento é uma ruptura desse cotidiano. Nos faz questionar se estamos usando o nosso tempo da forma que deveríamos. Foi uma abordagem muito interessante”, falou.

O mais legal do Festival, segundo a aluna, foi ele não ser fechado. Muitas pessoas de fora apresentaram suas coreografias e algumas levaram até mais de uma. “A novidade desse ano foi a entrega de certificados ao fim do Festival, todos adoraram”, concluiu Ana.