Logo IFRJ

Vagas remanescentes: curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências (PROPEC)

logo horizontal do ifrj verde e vermelha, escrita em preto

O IFRJ torna público o edital contendo as normas referentes ao processo seletivo para preenchimento de 10 vagas remanescentes do curso de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC) do campus Nilópolis.

O Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências é dirigido aos licenciados nas áreas de ciências da natureza e afins, bem como aos profissionais não licenciados desde que portadores de diploma de graduação obtido em curso reconhecido pelo MEC. Aos profissionais não licenciados deve ser comprovada a associação de seus trabalhos com a educação formal (educação básica ou superior) ou não-formal, ou envolvimento em ações e/ou projetos que permeiam a discussão do ensino de ciências.

O candidato selecionado deverá escolher um tema de dissertação coerente com uma das linhas de pesquisa e um dos projetos de pesquisa associados do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências.

As atividades de aula e/ou reuniões dos grupos de pesquisa do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências ocorrerão às quintas e sextas-feiras, no período diurno (manhã e tarde), sendo obrigatório que esses dias estejam disponibilizados, desde o primeiro semestre letivo, pelos candidatos aprovados durante todo o período de execução do curso até a sua defesa. Um terceiro dia na semana será exigido para que atividades acadêmicas (aulas, grupos de pesquisa, reuniões, orientação ou demais atividades) possam ocorrer em acordo com os orientadores.

Das vagas destinadas, 5% serão providas para candidatos que se declararem Pessoa com Deficiência (PcD) e 15% para candidatos que se autodeclararem negros (pretos e pardos) ou indígenas (NI) em conformidade com a Portaria Normativa Nº 13, de 11 de maio de 2016 do Ministério da Educação.

As inscrições no Processo Seletivo estarão abertas no período compreendido entre o dia 22 de janeiro a 16 de fevereiro de 2018, e deverão ser realizadas, exclusivamente, via Internet. Os candidatos deverão preencher o Formulário de Inscrição, inclusive as respostas do Questionário Socioeconômico/Cultural. Além disso, gerar e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), conforme descrito no item 3.4 do Edital.

Será concedida isenção da taxa de inscrição ao professor da rede privada ou pública de ensino (federal, estadual ou municipal). Para isso, deverá proceder conforme o descrito no item 3.5 do Edital.

O candidato deverá entregar um único envelope parto, lacrado e identificado (nome completo e número do edital) no dia da no dia da Prova Escrita prevista no Anexo I, antes de seu início, impreterivelmente, contendo a seguinte documentação: cópia do documento de identidade; curriculum vitae (ou curriculum lattes) atualizado, com documentação comprobatória, em ordem de citação, do qual devem constar: formação acadêmica, experiência profissional e produção científica, técnica e/ou acadêmica; e a Carta de Intenção, contendo os itens descritos no modelo indicado no Anexo VI, com no máximo três laudas.

 Para mais informações e acessar o Formulário de Inscrição, clique aqui.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS