Logo IFRJ

Graduação

LICENCIATURA EM FÍSICA

8 períodos semestrais

O curso de Licenciatura em Física objetiva a formação do professor de Física para o ensino médio e educação profissional, com amplo domínio teórico e experimental do conteúdo específico de Física e da práxis pedagógica, criando profissionais reflexivos, competentes e críticos, capazes de promover o conhecimento científico e a disseminação da Ciência. Para além das atividades de ensino, o licenciado estará qualificado para o planejamento e gestão educacional, desenvolvimento ou aperfeiçoamento de materiais didáticos e recursos tecnológicos para o ensino, atuação em atividades educacionais não escolares e pesquisa. Com a devida formação continuada, poderá atuar em outros contextos onde se faça necessária a presença do físico, como nos segmentos industrial, nuclear e médico. O concluinte poderá prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu.

 

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

8 períodos semestrais

O curso de licenciatura em matemática visa a formação do professor de matemática para os anos finais do ensino fundamental, ensino médio e educação profissional. Possibilita ao graduando a aquisição de amplo domínio teórico, experimental e pedagógico da Matemática, além do desenvolvimento de postura investigativa, ética, crítica e capacidade de produzir e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos. Para além das atividades de ensino, o graduado estará qualificado para o planejamento e gestão educacional, desenvolvimento ou aperfeiçoamento de materiais didáticos e recursos tecnológicos para o ensino, atuação em atividades educacionais não escolares e pesquisa. Também, com a devida formação continuada, poderá atuar em outros contextos onde se faça necessário este profissional, como no segmento securitário, previdenciário, financeiro, de pesquisa de mercado e industrial. O concluinte poderá prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu.

 

 

COMO INGRESSAR

SiSU: Para ingressar nos cursos de graduação do IFRJ é necessário realizar o ENEM e, posteriormente, inscrever-se no SiSU (Sistema de Seleção Unificada), optando por cursos ofertados pela instituição. Para mais informações, acesse https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-graduacao/sisu.

Transferência Externa: Destina-se a estudantes, regularmente matriculados em instituições devidamente credenciadas e cursos autorizados / reconhecidos, que desejam prosseguir seus estudos no IFRJ. Há possibilidade de reaproveitamento de créditos.

Reingresso: Destina-se a graduandos, em instituições devidamente credenciadas e cursos autorizados / reconhecidos, que desejam cursar nova graduação. Há possibilidade de reaproveitamento de créditos.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS