Logo IFRJ

Técnico

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Integrado ao Ensino Médio

7 períodos semestrais

O curso Técnico em Automação Industrial visa formar profissionais capazes de atuar no projeto, execução e na instalação de sistemas automatizados utilizados nos processo industriais. Esse profissional realiza a manutenção, as medições e os testes em equipamentos e instrumentos utilizados na automação de processos industriais, opera e mantém sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança. O Técnico em Automação Industrial poderá atuar em indústrias de processos de fabricação contínuos, tais como: metalúrgicas, petroquímicas, de alimentos e de energia. Ele também poderá trabalhar em laboratório de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa. O diploma de Técnico em Automação Industrial tem registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

 

ELETROTÉCNICA

Concomitante / Subsequente ao Ensino Médio

4 períodos semestrais

O curso Técnico em Eletrotécnica visa oferecer ao educando uma formação básica ampla e uma profissionalização consistente em eletrotécnica. O Técnico em Eletrotécnica poderá atuar na elaboração de projetos, na área de eletricidade e no acompanhamento da execução de serviços de instalações dos sistemas de energia elétrica predial e industrial. Ele poderá trabalhar nas áreas de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica, efetuando cálculos, ensaios e medições, bem como na produção de documentos específicos de controle e das técnicas de automação elétrica.

 

METROLOGIA

Concomitante / Subsequente ao Ensino Médio

3 períodos semestrais

A Metrologia é a ciência que estuda as medições. Desse modo, o metrologista é um estudioso dos diversos fatores que podem influenciar o resultado de uma medição, bem como dos procedimentos necessários para assegurar a confiabilidade e a qualidade desses processos. O curso de Metrologia está voltado para a preparação de profissionais com formação nas áreas de qualidade, normalização e metrologia. O técnico em Metrologia atua junto a engenheiros, químicos e físicos na implantação de qualidade e normalização, na calibração de equipamentos e instrumentos, no levantamento de dados para o cálculo da incerteza de medição, e no desenvolvimento de processos de medição. O Técnico em Metrologia estará habilitado a trabalhar em laboratórios de calibração e de ensaio, centros de pesquisas, laboratórios de controle de qualidade, plantas industriais, consultoria e instituições de ensino. O diploma de Técnico em Metrologia tem registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

 

Como ingressar 

Acompanhe a divulgação dos Editais dos cursos Concomitantes e Integrados aqui em nosso portal, em Processo seletivo/concurso.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS