Logo IFRJ

Abertura do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e do Encontro Fluminense das Licenciaturas

Os eventos de abertura do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do IFRJ (2025-2027) e do IV ENFLIC  (Encontro Fluminense das Licenciaturas) ocorreram no dia 16 de abril de 2025, no Campus Nilópolis.

Os eventos celebraram o início de mais uma edição do programa e tiveram o intuito de reunir a equipe do Pibid-IFRJ, assim como proporcionar momentos de discussões e reflexões sobre os impactos dos programas de iniciação à docência nas licenciaturas e desafios da formação docente.

Participaram deste momento, a diretora geral de Graduação (Ana Maria Quintela), a coordenadora geral de Programas, Ana Lúcia Russo); a diretora de Graduação e Pós Graduação do Campus Nilópolis, Luciene Fernanda da Silva; a Coordenação Institucional do Pibid; além de coordenadores de área, supervisores, licenciandos, participantes e não participantes do Pibid dos cursos de Licenciatura em Química, Física, Matemática, Ciência da Computação e Biologia do IFRJ e professores convidados para as mesas redondas.

Os temas abordados durante os eventos foram:  "Como, Por quê e Para quê nos tronamos professores" e "Desafios da Formação Docente", ENADE - Diretrizes Curriculares e Avaliação das Licenciaturas. Além das mesas redondas, houve uma apresentação cultural e exposição de produtos educacionais.

Alunos do PIBID (seis) estão ao redor de uma mesa. Um deles, usando equipamento de segurança para os olhos, acende um artefato que possui uma ponta incandescente

A pibidiana da Licenciatura em Química, do Campus Duque de Caxias,  Gabriela  Cobucci disse, " Como aluna do terceiro período de licenciatura e do PIBID, posso dizer com toda certeza que esse evento contribuiu significativamente para a minha formação acadêmica. Me ajudou a compreender a proposta pedagógica do PIBID, conectar com pessoas da área acadêmica e a ampliar a minha visão sobre a educação." Já para o pibidiano Matheus Costa, do Cursos de Licenciatura em Química, do Campus Nilópolis, " Os participantes compartilharam experiências valiosas sobre os obstáculos e oportunidades na trajetória docente, ressaltando a importância de uma formação crítica, interdisciplinar e conectada com a realidade das escolas. Em ambas as mesas redondas, houve espaço para perguntas relacionadas aos temas discutidos, o que possibilitou uma rica troca entre
professores, pibidianos e demais presentes."

A coordenadora do Pibid-IFRJ, Vanessa Nogueira, espera que ao longo dos 24 meses de projeto ocorram outros encontros para que os participantes do Pibid tenham a oportunidade de apresentar suas experiências , compartilhando conhecimentos e aprendizados adquiridos ao longo do período de vivência no programa.

 

 

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS