Logo IFRJ

APNPs: COMO REALIZÁ-LAS?

 

As Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) são um desafio para todos os atores envolvidos: professores, gestores, estudantes e familiares.  As APNPs requerem uma mudança em nossa forma de ensinar e aprender, sendo necessário a modificação de nossas práticas para neste processo.

 

Mas como podemos modificar nossas práticas e nos preparar para realizar as APNPs?

 

1) Estabeleça regras próprias para realizar as APNPs. Assim como nas aulas presenciais, a disciplina de estudos é fundamental!

2) Conheça bem as ferramentas e as plataformas que serão utilizadas. Navegue pelas ferramentas antes, para checar suas possibilidades. Se familiarize com as diferentes ferramentas, via tutoriais disponíveis e conte com o apoio dos demais alunos e dos seus professores.

3) Não acumule atividades! Ainda que as APNPs aconteçam em tempos e espaços diferentes, manter a rotina de estudos é fundamental.

4) Não hesite em tirar suas dúvidas, seja durante as atividades assíncronas, ou mediante outras ferramentas de comunicação disponibilizadas pelos professores.

5) Tenha em mãos os Planos de Adaptação das Unidades Curriculares de cada disciplina que estiver cursando. Saber quais atividades e avaliações serão feitas ajudará muito na sua programação de estudos.

6) Siga as mesmas formas de estudar que você realizaria no contexto presencial. Faça anotações, resumos, entre outras para fixação dos conteúdos.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS