Campus Nilópolis celebra colação de grau de cursos de graduação com auditório lotado

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Nilópolis realizou, nos dias 26 de junho e 2 de julho de 2025, as cerimônias de colação de grau dos concluintes dos cursos de graduação. Os eventos aconteceram no auditório do campus, que recebeu a capacidade máxima de público, composto por familiares, amigos, servidores e formandos, marcando o encerramento de um importante ciclo na trajetória acadêmica dos estudantes.
No dia 26, colaram grau os formandos do Bacharelado em Produção Cultural e do Bacharelado em Química. A mesa de honra foi composta por autoridades acadêmicas e docentes, entre eles o Diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Educação, Clenilson da Silva Souza Júnior, que representou o reitor do IFRJ, Rafael Almada; o Diretor-Geral do campus, Thiago Matos Pinto; a Diretora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Luciene Fernanda da Silva; o professor Tiago José Lemos Monteiro, representando a coordenadora do curso de Produção Cultural, e o coordenador do curso de Química, Ângelo Amaro Theodoro da Silva.
Já no dia 2 de julho, foi a vez dos concluintes dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática, além do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial. A cerimônia contou com a presença da Pró-Reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Alessandra Ciambarella Paulon, também representando o reitor; além de coordenadores e docentes dos respectivos cursos.
A emoção tomou conta do auditório com os discursos dos representantes da instituição e dos próprios formandos. “É gratificante vermos mais um grupo de formados nos cursos de graduação do campus celebrando o encerramento de mais um ciclo. É uma felicidade para a instituição receber os familiares e os amigos dessas pessoas que conviveram por tanto tempo conosco”, destacou Luciene Silva, diretora da graduação e pós-graduação. Ela também ressaltou a importância da formação recebida: “Como muitos disseram nos discursos, um curso de graduação é uma trajetória de muito esforço, mas que abre muitas portas. Como formadora de professores, reforço a mensagem de persistência e afeto aos que concluíram as Licenciaturas em Física, Matemática e Química. E aos gestores da produção industrial, ressalto o papel que exercerão no setor produtivo em prol de processos eficientes e humanizados”.

A coordenadora do curso de Licenciatura em Química, Michelle Costa da Silva, também se dirigiu aos formandos de forma afetuosa e inspiradora. “É sempre maravilhoso estar aqui e ver essas carinhas que vão passar para o outro lado, sendo nossos colegas daqui a pouco. Fazer uma graduação é complicado. Fazer uma graduação em um curso de exatas talvez seja ainda mais complicado. É um desafio! Esses meninos merecem todos os aplausos e todo o carinho por terminarem essa jornada”, disse. Ela fez ainda um trocadilho com a linguagem da Química para incentivar os formandos: “Aos químicos, desejo que vocês incorporem o prefixo per nas suas vidas. Quando a gente tem o máximo de oxidação. Então, não insistam: persistam. Não façam: perfaçam. Se doem e perdoem. Ganhem o mundo. Sejam os melhores professores que vocês puderem ser, porque a gente precisa de bons professores, daqueles que têm coragem de olhar para o aluno além das fórmulas, além dos números, além dos conceitos. Transformem as vidas das pessoas que encontrarem nas salas de aula”.
A fala de Michelle se encerrou com um desejo e um alerta realista: “Eu queria dizer que vai ser fácil, que vai ser melhor que a graduação, mas talvez não seja isso que vocês encontrem fora dos muros dessa instituição. Ainda assim, desejo que vocês encontrem amor pela profissão e pelos seus alunos, porque isso vai fazer toda a diferença. Parabéns!”.
Do lado dos formandos, os discursos também refletiram superação, alívio e gratidão. “O sentimento que fica, conversando com os colegas, é de ter tirado uma montanha das costas”, relatou Fernando Júnior Vieira dos Santos, formando do curso de Licenciatura em Química. “Os planos agora são variados. Tem gente que quer fazer mestrado, tem gente que quer começar a trabalhar na indústria, outros querem fazer outra graduação. Foi uma caminhada difícil, com muitas pedradas, mas no fim deu tudo certo e foi legal”.
O formando Thales Ernani Chantre, do curso de Gestão da Produção Industrial, também celebrou a conquista e fez questão de agradecer: “Hoje é um dia muito importante, de felicidade, mas principalmente de gratidão. Temos que ser muito gratos pelo esforço da instituição em formar bons profissionais, pela atenção e compromisso dos professores, e pelo apoio incondicional dos nossos familiares. Sem eles, a gente não teria conseguido completar essa jornada. É uma sensação de dever cumprido. Agora esperamos aplicar os conhecimentos aprendidos aqui e ter um impacto positivo na nossa vida”.
O orgulho das famílias também esteve presente. Artur Silva dos Santos, pai da formanda Maria Eduarda Cipriano Silva dos Santos, emocionou-se ao falar sobre o momento: “Acho que é uma mudança de fase na vida da pessoa. São etapas. A partir de agora, com essa formatura, ela parte para uma nova etapa. Nos sentimos muito felizes. Tanto eu quanto a mãe dela, a irmã, os amigos… vieram todos compartilhar esse momento tão importante. É uma felicidade única”.
Colaboração: Ascom IFRJ Nilópolis