Campus Nilópolis inaugura espaço do NUGEDS dedicado à diversidade e ao acolhimento

Campus Nilópolis do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) inaugurou, no dia 17/09, a Sala Gabi Pérez, novo espaço físico do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS). Localizada na sala 102 do Bloco E, a iniciativa busca oferecer um ambiente acolhedor, seguro e de apoio para todas as pessoas que necessitem de amparo e orientação.
O espaço leva o nome da professora de Física Gabi Pérez, uma mulher trans que marcou a comunidade acadêmica com sua trajetória inspiradora, dedicação e impacto na vida de estudantes e colegas.
Segundo a coordenadora do NUGEDS/Nilópolis, Isabel Milanez Ostrower, a inauguração é resultado de um esforço coletivo: "Com o apoio das direções do Campus Nilópolis, nossa sala é a consolidação de todo um trabalho coletivo. Além de um espaço de memória, esperamos que ela funcione como um local de troca de saberes e experiências, de estudo, pesquisa e extensão, criações artísticas, leituras compartilhadas, escuta, acolhimento e afeto. Que possamos continuar ecoando vozes e abrindo espaço para novas corporalidades, narrativas, territórios e existências.”

O NUGEDS/Nilópolis tem se destacado ao longo dos anos pela realização de atividades de extensão, projetos de pesquisa, cine-debates, palestras, publicações e ações em parceria com outras unidades e instituições. O novo espaço reforça o papel do núcleo como agente de promoção do respeito às diversidades sexuais e da equidade de gênero.
Para o diretor-geral do campus, Thiago Matos Pinto, a inauguração simboliza um compromisso institucional: “A inauguração da Sala Gabi Pérez é mais do que a entrega de um espaço físico: é a materialização de um compromisso coletivo com a dignidade, a pluralidade e o respeito às diferenças. Ao homenagearmos uma mulher trans que inspirou nossa comunidade, reafirmamos que o IFRJ é um lugar onde todas as pessoas podem existir de forma plena, sem medo e com orgulho de suas identidades.”
Com a criação da Sala Gabi Pérez, o IFRJ reforça sua missão de ser um espaço plural, seguro e comprometido com a dignidade humana, a valorização da diversidade e a defesa dos direitos de mulheres e pessoas LGBTQIA+.