Logo IFRJ

Farmácia

Farmácia

Seguindo as tendências das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Farmácia, considerando o caráter interdisciplinar da profissão farmacêutica, o currículo permitirá a integração entre as ciências exatas, biológicas e da saúde, humanas, sociais e farmacêuticas, despertando, já nos primeiros períodos do curso, o interesse para o desenvolvimento de competências e habilidades gerais, recebendo informações sobre os princípios e fundamentos da profissão, ressaltando sua importância, a responsabilidade do papel social e o compromisso com a cidadania.
O curso de Graduação em Farmácia tem como objetivo a formação generalista, contemplando as atribuições inerentes ao farmacêutico, com a preocupação de proporcionar um ensino de qualidade não somente na formação específica do profissional, mas no desenvolvimento de cidadãos com senso ético e responsabilidade social.
Ao concluir o curso, o egresso será capaz de exercer atividades associadas ao fármaco e ao medicamento, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle de produção e análise de alimentos. Além de poder trabalhar em unidades e serviços da rede de saúde, Hospitais, Farmácias Comunitárias, Manipulação Alopática, Manipulação Homeopática; Indústrias Farmacêuticas, de Cosméticos e de Alimentos; Laboratórios de Análises Clínicas; Centros de Pesquisas e Desenvolvimento.

 

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Coordenador: 
Itallo Collopy Junior
Ato Autorizativo: 
Portaria SERES/MEC Nº 136, DE 1º/03/2018
Critérios de Seleção: 
Sisu / Transferências Externa e Interna / Reingresso
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Realengo - Integral
Duração do Curso: 
10 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
5.238 horas
Coordenação: 
  • Nome: Itallo Collopy Junior
  • Contato: farmacia.creal@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes:
  • Perfil do Coordenador: 

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2001). Possui Mestrado (2002) e Doutorado (2006) em Química Biológica (Bioquímica), pelo programa de pós-graduação do Instituto de Bioquímica Médica - UFRJ.

Em 2007 ingressou no então CEFET-Química, hoje do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), onde atuou como docente no curso de Tecnologia de Produtos Naturais.

Atua como parecerista Ad hoc dos projetos de pesquisa submetidos ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT-IFRJ).

Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/0491719454850793

Fluxograma: 
Projeto Pedagógico do Curso: 
Corpo Docente: 

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO