
Habilitar profissionais em nível de pós-graduação lato sensu para atuar na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nas esferas da docência: da intervenção técnico-pedagógica, no desenvolvimento de projetos de extensão tecnológica e pesquisa aplicada e na gestão institucional, com vistas à compreensão, ao planejamento e à implementação de novos processos na EPT.
Público-alvo: O curso é destinado a professores da carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, portadores de diploma de curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia), técnicos administrativos e a profissionais que pretendam ingressar na carreira do magistério no ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Coordenação do curso: Prof. Ricardo Esteves Kneipp
Vice-coordenação:
E-mail da coordenação do curso: posdocencia.cepf@ifrj.edu.br
Secretária(o) da Pós-Graduação:
E-mail da secretaria do curso:
Local: Av. Maria Luiza, s/nº, Sacra Família do Tinguá - Engenheiro Paulo de Frontin, RJ. Brasil - CEP: 26.660-000
Telefone da Secretaria de Pós-graduação: (24) 2468-1852
Modalidade: Educação a distância
Horário:
Carga Horária do Curso: 360 horas
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
Versões anteriores do PPC
- Resolução nº 08/2020 - Alterar, ad referendum, o Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica - campus Paulo de Frontin
- Resolução nº 22/2019 Aprovar, ad referendum, a oferta e o PPC de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica - campus Paulo de Frontin
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas na Política de Pós-graduação e no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
2025-2026
EDITAL
- Edital XX/2025
ISENÇÃO
- Formulário de Solicitação de Isenção
INSCRIÇÃO
- Formulário de inscrição (pagantes e não-isentos)
- Solicitação de isenção da taxa de inscrição
- Modelo de Autodeclaração Étnico-Racial
- Modelo de Autodeclaração de Identidade Transexual, Transgênera ou Travesti
- Modelo de Formulário de Recursos
RESULTADOS E CONVOCAÇÕES
- Resultado Preliminar da Solicitação de Isenção
- Resultado Final da Solicitação de Isenção
- Confirmação Preliminar das Inscrições
- Confirmação Final das Inscrições
- Resultado Preliminar da Análise da Documentação
- Resultado Final da Análise da Documentação
- Resultado Preliminar da Análise do Currículo
- Resultado Final da Análise do Currículo
- Resultado Preliminar da Análise da Carta de Intenção
- Resultado Final da Carta de Intenção
- Convocação para Heteroidentificação Étnico-Racial
- Resultado Preliminar da Heteroidentificação Étnico-Racial
- Resultado Final da Heteroidentificação Étnico-Racial
- Convocação para Entrevista
- Resultado Preliminar da Entrevista
- Resultado Final da Entrevista
- Classificação Final
MATRÍCULA
Processos anteriores: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
LINHA DE PESQUISA 1: PRÁTICAS E PROCESSOS DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE
Professores: Jupter Martins de Abreu Junior, Lindinei Rocha Silva, Marcos Pastana Santos, Sabrina de Araújo de Almeida e Silvia Cristina de Souza Trajano.
LINHA DE PESQUISA 2: TECNOLOGIA E NOVAS ABORDAGENS PEDAGÓGICA.
Professores: Anderson Alves de Albuquerque, Marcos Pastana Santos, Nilton Miguel da Silva, Patrícia Grasel da Silva, Ricardo Esteves Kneipp e Roni Costa Ferreira.
LINHA DE PESQUISA 3: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA TRANSVERSAL
Professores: Ricardo Esteves Kneipp e Silvia Cristina de Souza Trajano.
Primeiro Semestre
Disciplina |
Carga Horária |
Créditos |
Projeto de Ação Docente na EPT |
45 |
3 |
Gestão em EPT |
45 |
3 |
Metodologia do Ensino na EPT |
30 |
2 |
Tecnologias educacionais |
45 |
3 |
Didática, planejamento e avaliação da aprendizagem em EPT |
30 |
2 |
Segundo Semestre
Disciplina |
Carga Horária |
Créditos |
A EPT e sua relação com o mundo do trabalho |
30 |
2 |
Currículo e trabalho na EPT |
30 |
2 |
História da educação, legislação e políticas da EPT no Brasil |
30 |
2 |
Pesquisa, extensão e inovação na EPT |
45 |
3 |
Trabalho de conclusão de curso I |
15 |
2 |
Terceiro Semestre
Disciplina |
Carga Horária |
Créditos |
Trabalho de conclusão de curso II |
15 |
1 |
|
1. Anderson Alves de Albuquerque Mestrado em Informática (UFRJ)
|
2. Adriano Oliveira Santos Doutorado em Estudos de Linguagem (UFF)
|
|
3. Alexandre Ornelles de Oliveira Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFRJ)
|
|
4. Angela Maria Bittencourt Fernandes da Silva Doutor em Clínica Médica (UFRJ)
|
|
5. Cintia Luciano de Paiva Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento (UFMG)
|
|
6. Daniel Clarismundo Borges Mestre em Pesquisa Ocupacional e Inteligência Ocupacional (ICM)
|
|
7. Diones B. dos S. Motta Doutorado em Educação (UFF)
|
|
|
8. Jupter Martins de Abreu Junior Doutorado em Educação (UERJ) |
|
9. Lindinei Rocha Silva Doutorado em Letras Neolatinas (UFRJ) |
|
10. Marcos Pastana Santos Doutorado em Humanidades, Culturas e Artes (UNIGRANRIO) |
|
11. Nilton Miguel da Silva Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica (UNIGRANRIO) |
|
12. Patrícia Silva Ferreira Doutorado em Biomedicina (UERJ)
|
|
13. Ricardo Esteves Kneipp Doutorado em Educacão (Universidad Católica de Santa Fe) |
|
14. Roni Costa Ferreira Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas (CEFET/RJ)
|
|
15. Sabrina Araújo de Almeida Doutorado em Educação (UNESA) |
16. Silvia Cristina de Souza Trajano Doutorado Ensino de Ciências (IFRJ) |
|
17. Wagner Gomes Barroso Abrantes Doutorado em Educação em Matemática (UNIAN-SP)
|
Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao