
Público-alvo: Profissionais graduados em Matemática, Biologia, Química, Ciências, Física e áreas afins.
Coordenação: Gabriela Iris Gomes
Vice-coordenação: André Vinícius Dias Senra
E-mail coordenação do curso: ceecm.cvr@ifrj.edu.br
Secretária da Pós-Graduação: Iaslin Tavares Franklin
E-mail da secretaria: sepg.cvr@ifrj.edu.br
Local: IFRJ/campus Volta Redonda, situado na Rua Antônio Barreiros 212, Bairro Aterrado - Volta Redonda e no ICEx – Pólo UFF, situado na Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira, 783, Bairro Aterrado - Volta Redonda.
Telefone da Secretaria de Pós-graduação: (24) 3356-9101
Horário do curso: Sextas- feiras de 18h às 22:30h e sábados, de 8h às 12:30h e eventualmente aos sábados à tarde, das 13h:30min às 17h:30min de acordo com a necessidade do curso.
Carga horária do curso: 360h
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
Versões anteriores
- Resolução 03/2011 - Aprovar a Matriz Curricular do Curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do campus Volta Redonda
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas na Política de Pós-graduação e no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
2025-2026
EDITAL
- Edital 48/2025 (consolidado com o Edital Retificador nº 17/2025)
- Edital Retificador 17/2025
INSCRIÇÃO (ENCERRADAS)
- Inscrição para pagantes (incluindo solicitações de isenção indeferidas)
- Inscrição com solicitação de isenção da taxa de inscrição
MODELOS
- Autodeclaração Étnico-Racial
- Autodeclaração de Identidade Transexual ou Travesti
- Formulário de Recurso - Ao enviar o recurso, o(a) candidato(a) deverá identificar no assunto do e-mail o número do edital e a etapa correspondente, observando o prazo estabelecido no edital.
RESULTADOS E CONVOCAÇÕES
- Resultado Preliminar da Solicitação de Isenção
- Resultado Final da Solicitação de Isenção (solicitações indeferidas deverão realizar nova inscrição para pagantes)
- Confirmação Preliminar das Inscrições
- Confirmação Final das Inscrições
- Resultado Preliminar da Análise da Documentação
- Resultado Final da Análise da Documentação
- Resultado Preliminar da Análise do Currículo e da Carta de Intenção
- Resultado Final da Análise do Currículo e da Carta de Intenção
- Convocação para Entrevista
- Resultado Preliminar da Entrevista
- Resultado Final da Entrevista
- Convocação para Heteroidentificação Étnico-Racial
- Resultado Preliminar da Heteroidentificação Étnico-Racial
- Resultado Final da Heteroidentificação Étnico-Racial
- Classificação Final
MATRÍCULA
Processos anteriores: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
|
LINHA DE PESQUISA 1 - CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS |
|
|
Projetos associados:
|
a) Processos de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências Naturais (Ciências, Biologia, Química e Física) e Formação de Professor Investiga os processos de ensino-aprendizagem, análise curricular e desenvolvimento de estratégias metodológicas e tecnológicas, bem como a formação de professores de Ciências a partir dos aspectos sociais e históricos da construção do conhecimento científico e os processos de divulgação e popularização da Ciência. Docentes envolvidos:
|
|
b) Processos de ensino-aprendizagem no ensino do Meio Ambiente e Formação de Professor Investiga os processos de ensino-aprendizagem, análise curricular e desenvolvimento de estratégias metodológicas e tecnológicas na área de Educação Ambiental, bem como os processos de divulgação e popularização da ciência. Docentes envolvidos:
|
|
|
LINHA DE PESQUISA 2 - CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA |
|
|
Projetos associados:
|
c) Processos de ensino-aprendizagem no Ensino de Física e Formação de Professor Investiga os processos de ensino-aprendizagem, análise curricular e desenvolvimento de estratégias metodológicas e tecnológicas, bem como a formação de professores de Física a partir dos aspectos sociais e históricos da construção do conhecimento científico e os processos de divulgação e popularização da ciência. Docentes envolvidos: |
|
d) Processos de ensino-aprendizagem no Ensino de Matemática e Formação de Professor Investiga os processos de ensino-aprendizagem, análise curricular e desenvolvimento de estratégias metodológicas e tecnológicas no ensino, bem como a formação de professores de Matemática a partir dos aspectos sociais e históricos da construção do conhecimento e os processos de divulgação e popularização da ciência. Docentes envolvidos:
|
|
PRIMEIRO SEMESTRE
| Disciplina | Carga horária semestral (h) | Docentes (1o semestre 2020) |
| Formação de professores de Ciências e Matemática | 30 | Letícia Piedade de Medeiros, Márcia Amira Freitas do Amaral |
| Filosofia, História e Sociologia das Ciências e o Ensino | 30 | André Vinícius Dias Senra, Carlos Roberto Teixeira Alves |
| Fundamentos de Educação à Distância | 30 | Giovana da Silva Cardoso, Rafael Vassallo Neto |
| Tópicos de Ciências | 30 | Patrícia Maria Nassar, Paulo Roberto de Araújo Porto |
| Tendências Atuais no Ensino de Ciências | 30 | Ana Paula Damato Bemfeito, Gabriela Iris Gomes |
| Metodologia do Ensino de Ciências | 30 | Gabriela Iris Gomes, Glauce Cortêz Pinheiro Sarmento |
| Tecnologias no Ensino de Matemática | 15 | Rafael Vassallo Neto, Sebastiao Luis de Oliveira |
| Matemática Finita para a Educação Básica | 15 | Jacqueline Bernardo Pereira Oliveira, Eduardo Dessupoio Moreira Dias |
| Tendências em Educação Matemática | 30 | Marcelo, Renata Arruda Barros |
| Metodologia do Ensino de Matemática | 30 | Jacqueline Bernardo Pereira Oliveira, Sebastiao Luis de Oliveira |
SEGUNDO SEMESTRE
| Disciplina | Carga horária semestral (h) | Professores (2o semestre 2019) |
| Estudos CTSA e o Ensino | 30 | Ana Paula Damato Bemfeito, Raquel Giffoni Pinto |
| Metodologia de Pesquisa Científica | 30 | Solange Nascimento da Silva |
| Divulgação Científica e o Ensino de Ciências em Espaços não Formais | 30 | Paulo Roberto de Araújo Porto, Cristiana do Couto Miranda, Ayrton Ferreira da Costa Junior |
| Papel da Experimentação em Ensino de Ciências | 30 | Ana Paula Damato Bemfeito, Gabriela Iris Gomes, Silverio Afonso Albino Balieiro |
| Meio Ambiente e Educação | 30 | Isaque Milton Silva Moura, Raquel Giffoni Pinto |
| Números e Funções para a Educação Básica | 15 | Renata Arruda Barros, Eduardo Dessupoio Moreira Dias |
| História e Filosofia da Matemática | 15 | Jacqueline Bernardo Pereira Oliveira, Carlos Roberto Teixeira Alves |
| Ensino de Geometria | 30 | Rafael Vassallo Neto |
| Seminário de Projeto I | 30 | Orientador |
TERCEIRO SEMESTRE
| Disciplina | Carga horária semestral (h) | Docentes |
| Seminário de Projeto II | 30 | Orientador |
|
|
Aline Chaves Intorne Doutorado em Biociências e Biotecnologia (UENF) |
|
|
Ana Paula Damato Bemfeito Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia(UFRJ) |
|
|
André Seixas de Novais Mestrado em Ensino de Matemática (UFRJ) |
|
|
André Vinícius Dias Senra Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia(UFRJ) |
|
Camila de Araujo Cabral Doutorado em Educação (UFMS) |
|
|
|
Carlos Roberto Teixeira Alves Doutorado em Filosofia, Lógica e Teoria da Ciência (PUC - SP
|
|
|
Cristiana do Couto Miranda Doutorado em Ciências Ambientais e Florestais (UFRRJ) |
|
|
Eduardo Dessupoio Moreira Dias Doutorado em Engenharia Elétrica (PUC-RJ)
|
|
|
Gabriela Iris Gomes Mestrado em Biociências e Biotecnologia (UENF) |
|
|
Giovana da Silva Cardoso Doutorado Profissional em Ensino de Ciências (IFRJ)
|
|
|
Glauce Cortêz Pinheiro Sarmento Mestrado em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ) |
|
Isabella Moreira de Paiva Corrêa Mestrado em Educação(UFMT) |
|
|
|
Isaque Milton Silva Moura Mestrado em Ciência Amiental (UFF) |
|
|
Jacqueline Bernardo Pereira Oliveira Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia(UFRJ)
|
|
|
Letícia Piedade de Medeiros Mestrado em Educação (UNESA) |
|
|
Magno Luiz Ferreira Mestrado em Ensino de Matemática (UFRJ) |
|
|
Patricia Maria Nassar Doutorado em Química Orgânica (USP) |
|
|
Paulo Roberto de Araujo Porto Doutorado em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ) |
|
|
Rafael Vassallo Neto Mestrado em Educação Matemática (USS/Vassouras) |
|
|
Renata Arruda Barros Doutorado em Matemática (UFRJ) |
Link para acesso ao repositório do IFRJ: https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/
Manual de Apresentação de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos do IFRJ - Resolução Consup/IFRJ nº 236, de 12 de março de 2025
Norma do Curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao