Logo IFRJ

Educação Física Escolar - Campus Duque de Caxias

Educação Física Escolar
Informações Gerais: 

O curso de pós-graduação em Educação Física Escolar objetiva proporcionar aos alunos, que atuam ou venham a atuar na educação básica, uma formação continuada de qualidade, articulando a produção do conhecimento com práticas pedagógicas inovadoras, contribuindo para uma intervenção profissional crítica e criativa.

Público-alvo: Licenciados em Educação Física

Coordenação do Curso: Ana Beatriz Correia de Oliveira Tavares

Vice-coordenação: Ingrid Ferreira Fonseca

Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro/ Campus Duque de Caxias. Endereço: Av. República do Paraguai, nº 160, Sarapuí, Duque de Caxias.

Horários e dias do curso: 6ª feiras – das 7:30h às 12:30h e 13:30h às 18:30h.

E-mail: efesc@ifrj.edu.br

Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 2784-6120

Portaria de Regulamentação: Resolução Nº 014 de 23 de Junho de 2016

Carga horária: 360h

Processo Seletivo: 

Inscrições abertas de 24/07 a 25/08/2019 - Clique Aqui

Período para solicitação de Isenção - 24 a 29/07/2019

EDITAL 14/2019 - NOVO!

Anexo 3  - Lato Sensu – Especialização em Educação Física Escolar – Campus Duque de Caxias

Linhas de Projetos: 

LINHA DE PESQUISA 1 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Projeto 1 - Currículo/Planejamento/Avaliação

Esta linha investiga as políticas educacionais das distintas esferas governamentais, suas influências na gestão, na elaboração dos planejamentos, do currículo e dos processos avaliativos nos diferentes níveis de ensino. Contextualiza a realidade sócio-histórica da construção e implementação de políticas públicas educacionais, baseada nas correntes pedagógicas da educação e da educação física, associando-se à reprodução, emancipação, submissão e o empoderamento dos sujeitos através das políticas públicas educacionais.

Integrantes: Marcelo Sayão, Edson Farret, Jorge O. Santos, Júpter Martins

Projeto 2 - Educação Física e Promoção da saúde

Esta linha tem como principais objetivos analisar a relação entre Educação Física Escolar e a Promoção da Saúde, bem como avaliar o impacto de programas, ações e projetos de promoção da saúde dentro e fora da escola e analisar as condições de vida e saúde e sua relação com os contextos sociais. Intenta integrar diferentes áreas do conhecimento como Fisiologia, Epidemiologia e Demografia na produção de dados primários e na utilização de dados secundários de pesquisa.

Integrantes: Israel Souza, Fernanda Toste

 

LINHA DE PESQUISA 2 - COTIDIANO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Projeto 1 - Diversidade cultural e corpo

Esta linha de pesquisa tem como principais objetivos investigar, analisar e discutir os processos sociais contemporâneos que envolvem o corpo e seus aspectos sócio-filosóficos e suas relações com a Educação Física escolar. Identificar e refletir acerca da diversidade cultural e suas correlações com a escola brasileira, mais intimamente com as aulas de educação física.

Integrantes: Ingrid Fonseca, Gabriela Conceição, Marcelo Sayão, Sandro Justo

Projeto 2 - Cultura Corporal do movimento

Esta linha de pesquisa visa refletir sobre a cultura corporal do movimento como um processo cultural e educacional, considerando-se os contextos socioculturais dos alunos e suas diferenças. Tem-se interesse em problematizar as dificuldades e facilidades encontradas no trato dos conteúdos nas aulas de educação física escolar entre os diferentes segmentos educacionais.

Integrantes: Ana Beatriz Tavares, Gabriela Conceição, Ingrid Fonseca, Leandro Gouveia, Lionel Rodrigues

Disciplinas: 

1º SEMESTRE

Disciplina

Créditos

Carga horária

Professor

Metodologia da Pesquisa

2

30h/a

Ana Tavares/ Israel Souza

Epistemologia da Educação Física

2

30h/a

Edson Farret

Educação Física Escolar e Promoção da Saúde I

2

30h/a

Israel Souza/ Fernanda Toste

O Corpo e a Educação Física Escolar

2

30h/a

Marcelo Sayão

Metodologia da EF I (ensino infantil/fundamental)

3

45h/a

Ingrid Fonseca / Leandro Almeida

Seminário de Pesquisa I

1

15h/a

Ana Tavares

TOTAL

12

180h/a

 

 

2º SEMESTRE

Disciplina

Créditos

Carga horária

Professor

Seminário de Pesquisa II

2

30h/a

Ana Tavares

Metodologia da EF II (Ensino Médio e EJA)

3

45h/a

Gabriela Conceição /Júpter Martins

Cultura, Diversidade e Educação Física Escolar

2

30h/a

Ingrid Fonseca

Educação Física Escolar e Promoção da Saúde II

2

30h/a

Fernanda Toste/ Israel Souza

Tópicos Especiais

3

45h/a

Ana Beja

Jorge Oliveira

Lionel Rodrigues

Sandro Justo

TOTAL

12

180h/a

 

 

3º SEMESTRE

Disciplina

Créditos

Carga horária

Professor

TCC I

0

Optativa

Ana Tavares

TCC II 0 Optativa Ana Tavares

 

Corpo Docente: 

Nome

Formação

Ana Beatriz Tavares

Pós-doutoranda do programa de pós-graduação em Ciência do Exercício e do Esporte, UERJ (2015). Doutora em Ciências do Exercício e Esporte pela Universidade Gama Filho (2014). Mestra em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2000). Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998).

 http://lattes.cnpq.br/0313402852140384

Ana Carla dos Santos Beja

Mestrado em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES/UFRJ (2013). Pós-gradução em Educação Especial pela Unirio (2009). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005).

http://lattes.cnpq.br/6552785242995719

Edson Farret da Costa Junior

Mestre em Ciências da Atividade Física na UNIVERSO/RJ (2013). Pós-graduado em Futebol pela UFRJ (1996). Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995).

http://lattes.cnpq.br/1041891519393820

Fernanda Pereira Toste

Doutora em Cardiologia pela Universidade Federal Fluminense (2012). Mestra em ciências médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004)

http://lattes.cnpq.br/9740593519074623

Gabriela Conceição de Souza

Doutora em Ciência do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Educação Física no programa de pós-graduação em Educação Física da Universidade Gama Filho (2008). Licenciatura plena em Educação Física na Universidade Gama Filho (2002).

http://http://lattes.cnpq.br/8243511478514528

Ingrid Ferreira Fonseca

Doutora em Antropologia pelo programa de pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA - UFF). (2015). Mestra em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2000). Pós-graduação latu sensu em Educação Física Escolar pela Universidade Federal Fluminense (2000). Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996).

http://lattes.cnpq.br/1526595381519444

Israel Souza

Doutor em Epidemiologia em Saúde Pública pela ENSP-Fiocruz (2015). Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRRJ.

http://lattes.cnpq.br/7565108541051930

Jorge Oliveira dos Santos

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). Especialização (lato sensu) em Ciências da Performance Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982)

http://http://lattes.cnpq.br/7832237652230091

Júpter Martins de Abreu Júnior

Doutor em Educação (ProPEd/UERJ) Mestre e bacharel em Música. Licenciatura em Educação Artística, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialização em História do Brasil Pós-1930, pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

http://lattes.cnpq.br/5111446094307494

Leandro Gouveia Almeida

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2013). Especialista em Desporto de Quadra e Campo – futsal, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2006). Licenciatura plena em Educação Física pela Univercidade (2004).

http://http://lattes.cnpq.br/2656509013301632

Marcelo Nunes Sayão

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (2000). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal Fluminense (2003). Especialista em Políticas Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e Graduado em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991)

http://http://lattes.cnpq.br/4157790237823446

 

Trabalhos de Conclusão de Curso: 
RELAÇÃO DE TCC'S DOS ALUNOS DA PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR INGRESSANTES EM 2017.1
Ano Autor Título Orientador
2018.1 Ana Cristina de Santana Dias Lima ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO/DESMOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO CURSO NORMAL DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CARLOS PASQUALE, EM NILÓPOLIS, QUANTO À APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM VISTAS À SUA PRÁTICA FUTURA COMO PROFESSOR GENERALISTA. Profª. Doutora Fernanda Pereira Toste Izidoro
2018.1 Bruno de Oliveira Costa PREOCUPAÇÕES PEDAGÓGICAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO NO IFRJ Profª. Drª. Ana Beatriz Correia de Oliveira Tavares
2018.1 Hugo da Cruz Batista Vizeu VIOLÊNCIA E AGRESSIVIDADE DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ONDE SE TRABALHA O JOGO Profª. Dr.ª Gabriela Conceição de Souza
2018.1 Natália Teles Martins Monteiro LÚDICO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma revisão sistemática das intervenções na escola Prof. Dr. Israel Souza
2018.1 Ricardo Pinto Fontão AS PERCEPÇÕES OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A QUADRA ESPORTIVA Profª. Drª. Ana Beatriz Correia de Oliveira Tavares
2018.1 Thiago Nolasco Corrêa ESCOLA E TREINAMENTO: a rotina dos alunos-atletas no ambiente escolar Prof.ª Drª. Gabriela Conceição de Souza
2018.2 Andreia Teixeira Lopes EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE NOS NARRAM OS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA VERA LUCIA TAVARES ROMÃO SOBRE OS JOGOS ESTUDANTIS DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS. Profº. Ms. Leandro Gouveia Almeida
2018.2 Bethânia Ribeiro Ferreira O PODER (SOCIAL) DO CORPO ATUANTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Ms. Edson Farret
2018.2 Jorge Daniel Miguel Elpidio EDUCAÇÃO FÍSICA NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, TER OU NÃO TER: o caso do município de Magé/RJ Prof. Dr. Marcelo Nunes Sayão
2018.2 Marcelo Oliveira de Souza A importância dos jogos populares nas aulas de Educação Física no 6° ano do
ensino fundamental.
Profª. Drª. Ingrid Ferreira Fonseca
2018.2 Rodrigo Magalhães Vieira OS MESTRES POPULARES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: FOMENTO DA TRANSMISSÃO ORAL JUNTO A EDUCAÇÃO FORMAL Prof. Dr. Jorge Oliveira dos Santos
2018.2 Simone Aparecida Gomes de Carvalho ANÁLISE CURRICULAR DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Profª. Ms. Ana Carla dos Santos Beja
2018.2 Wallace dos Santos Freitas A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM AFROPERSPECTIVA: uma revisão sistemática a partir da lei 10639/2003 Profª. Drª. Ingrid Ferreira Fonseca
Eventos: 

O curso de Pós-graduação lato sensu em Educação Física Escolar, está iniciando caminhada virtual com um canal no YouTube do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Práticas Corporais, Esporte e Sociedade (Neppces).

 

Normas do Curso: 

Em construção.

Calendário: 

 

Calendário 2020 - Clique aqui

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS