Logo IFRJ

Ensino de Matemática - Campus Nilópolis (Presencial)

Informações Gerais: 

O curso de pós-graduação lato sensu em Ensino de Matemática tem como objetivo possibilitar a formação de especialista em ensino de Matemática com o intuito de:
i) atender à demanda regional;
ii) promover uma formação continuada que possibilite maior qualificação na atuação profissional;
iii) contribuir com a melhoria da qualidade do ensino de Matemática na Educação Básica. 

Público-alvo: Profissionais da área de Matemática (licenciados e bacharéis) e áreas afins (Física, Química, Engenharia, Estatística, Informática, Astronomia, Geologia e Meteorologia), envolvidos com atividades na área de educação.

Coordenação: Profa. Dra. Aline Mendes Penteado Farves

Vice-coordenação: Vilmar Gomes da Fonseca

E-mail da coordenação do curso: esp.ensinomat.cnil@ifrj.edu.br 

Secretária(o) da Pós-Graduação: Danielle Freitas de Andrade Soares

E-mail da secretaria do curso: spg.cnil@ifrj.edu.br

Local: IFRJ – Campus Nilópolis - Campus Nilópolis, localizado na Rua Coronel Delio Menezes Porto, nº 1045, Centro, Nilópolis, CEP:26530-060. 

Telefone da Secretaria de Pós-graduação: 3236-1817

Horário do curso – As aulas do curso são todas ofertadas na modalidade presencial e serão ministradas às segundas-feiras, das 13h às 22h20min

Carga Horária do Curso: 360 horas

Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):

Resolução ConSup nº 90/2022 - Aprova, ad referendum, o projeto pedagógico de curso (PPC) de Pós-graduação Lato Sensu em ensino de matemática - campus Nilópolis

 

Processo Seletivo: 

O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas na Política de Pós-graduação e no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ. 


2025-2026

EDITAL

  • Edital XX/2025

INSCRIÇÃO

  • Formulário de inscrição (pagantes e não-isentos)
  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição
  • Modelo de Autodeclaração Étnico-Racial
  • Modelo de Autodeclaração de Identidade Transexual, Transgênera ou Travesti
  • Modelo de Formulário de Recursos

RESULTADOS E CONVOCAÇÕES

  • Resultado Preliminar da Solicitação de Isenção
  • Resultado Final da Solicitação de Isenção
  • Confirmação Preliminar das Inscrições
  • Confirmação Final das Inscrições
  • Resultado Preliminar da Análise da Documentação
  • Resultado Final da Análise da Documentação
  • Resultado Preliminar da Análise do Currículo
  • Resultado Final da Análise do Currículo
  • Resultado Preliminar da Análise da Carta de Intenção
  • Resultado Final da Carta de Intenção
  • Convocação para Heteroidentificação Étnico-Racial
  • Resultado Preliminar da Heteroidentificação Étnico-Racial
  • Resultado Final da Heteroidentificação Étnico-Racial
  • Convocação para Entrevista
  • Resultado Preliminar da Entrevista
  • Resultado Final da Entrevista
  • Classificação Final

MATRÍCULA

 

 


Processos anteriores: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu

Linhas de Projetos: 

Linha de pesquisa 1: HISTÓRIA, FILOSOFIA E ENSINO DA MATEMÁTICA

São objetivos desta linha de pesquisa: caracterizar e explicar o estado presente da evolução da matemática, justificando-o criticamente; clarificar e explicitar os conceitos e princípios básicos da Matemática e relacionar as características dos fundamentos da matemática aos processos de ensino e aprendizagem dos mesmos.

Projetos de pesquisa associados:

 

A) História e Filosofia no ensino da Matemática

Este projeto tem como objetivo desenvolver, a partir de perspectivas teóricas e práticas, pesquisas sobre a História da Matemática e Educação Matemática articuladas com as questões de ensino. Assim com investigações que utilizam noções centrais da Filosofia da Matemática como elemento estruturante para entender e explicar que tipos de influências essas noções exercem na produção de saberes docentes e saberes escolares.

Docentes envolvidos:
Heitor Achilles Dutra da Rosa
 Cleber Haubrichs dos Santos

Linha de pesquisa 2 - ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Essa linha de pesquisa destina-se a realização de investigações que têm como foco descrever e entender fenômenos subjacentes ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática.

Projetos de pesquisa associados:

B) Ensino e aprendizagem na escola básica

Este projeto de pesquisa tem como objetivo a pesquisa sobre aspectos relacionados ao ensino-aprendizagem da Matemática. Estão incluídas: metodologias de ensino e práticas educacionais, o laboratório de ensino como espaço de ensino e pesquisa, avaliação da aprendizagem, recursos didáticos, manipulativos e virtuais, concepções de alunos e processos cognitivos de aprendizagem, teorias relacionadas ao ensino e aprendizagem de Matemática na sala de aula da escola básica.

Docentes envolvidos:
Aline Mendes Penteado Farves
Cláudio Bispo de Jesus Costa
Cleber Haubrichs dos Santos
Eduardo Guedes de Matos
Heitor Achilles Dutra da Rosa
José Carlos G. Gaspar
 Marcelo Silva Bastos
Vera Lúcia Rangel de Souza

C) A formação inicial e continuada de professores de Matemática

Este projeto visa pesquisas relacionadas à formação inicial e continuada de professores da Matemática relativas: aos processos de formação inicial e continuada de professores em diferentes contextos formativos, aos fundamentos epistemológicos, filosóficos, sociológicos e pedagógicos da formação de professores, às metodologias de ensino e práticas de docência, às concepções e crenças de professores e ao desenvolvimento profissional e do currículo.

Docentes envolvidos:
 Aline Mendes Penteado Farves
 Cláudio Bispo de Jesus Costa
Eduardo Guedes de Matos
José Carlos G. Gaspar
Marcelo Silva Bastos
Vera Lúcia Rangel de Souza

Linha de pesquisa 3 - TECNOLOGIAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA

O objetivo desta linha de pesquisa é investigar as diversas dimensões da introdução das novas tecnologias no Ensino da Matemática. Sendo assim, pretende-se buscar a compreensão das mudanças didático-pedagógicas que surgem como consequências do uso das novas conexões estabelecidas com novos atores tecnológicos.

Projetos de pesquisa associados:

D) Tecnologia e Formação de Professores que ensinam Matemática

Esse projeto visa estudar o uso de tecnologia de informação e comunicação em contextos de formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática, dando especial atenção ao modo como esses profissionais articulam os diversos domínios do saber docente ao desenvolver ações didáticas com recurso ao uso dessas  tecnologias para o ensino da matemática.

Docentes envolvidos:
 André Luiz Souza Silva
Edgar Manuel Chipana Huamaní
Eric Nelson Santiago Gonçalves
Isaque de Souza Rodrigues
José Vicente Cipriano de Souza
Vilmar Gomes da Fonseca 

E) Tecnologia e Robótica no Ensino de Matemática

Esse projeto propõe estudar a criação e adaptação de modelos e cenários de aprendizagem que integrem o uso de tecnologia de informação e comunicação, e robótica educativa, para o ensino de Matemática, procurando perceber o contributo dessas ações didáticas e tecnológicas para a aprendizagem dos alunos da educação básica, sobre os conceitos matemáticos.

Docentes envolvidos:
André Luiz Souza Silva
Edgar Manuel Chipana Huamaní
Eric Nelson Santiago Gonçalves
Isaque de Souza Rodrigues
José Vicente Cipriano de Souza
Vilmar Gomes da Fonseca

Disciplinas: 

1º SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA

HORÁRIA

N° DE

CRÉDITOS

PROFESSOR/A

 

Funções Reais e Modelagem Matemática

30

2

Edgar Huamaní
José Souza

Tópicos em Ensino de Geometria

30

2

André Silva
Isaque Rodrigues

Ensino de Matemática e o uso de tecnologias

30

2

Vilmar Fonseca
Deise Oliveira

Tópicos em Filosofia da Matemática e Filosofia da Educação Matemática

30

2

Heitor Achilles
Cleber Santos

Metodologia de Pesquisa

30

2

Aline Farves
Vilmar Fonseca

Seminários de pesquisa em Ensino de Matemática I

30

2

Marcelo Bastos
Eric Gonçalves

 

2º SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA

HORÁRIA

N° DE

CRÉDITOS

PROFESSOR/A

 

Tendências e Concepções em Educação Matemática

30

2

Claudio Costa
Marcelo Bastos

Teoria dos Números e Álgebra com aplicações na Educação Básica

30

2

Heitor Achilles
Claudio Costa

Seminários de pesquisa em Ensino de Matemática II

30

2

Kelling Souto
Vera Rangel

Tópicos de Educação Estatística, Raciocínio Combinatório e Probabilístico

30

2

Eduardo Matos
José Gaspar

Elaboração de Projeto

30

2

Aline Farves
Kelling Souto

Currículo e Avaliação em Matemática

30

2

José Gaspar
Vera Rangel

 

3º SEMESTRE

DISCIPLINA

CARGA

HORÁRIA

N° DE

CRÉDITOS

PROFESSOR/A

 

TCC I

Não há

Sem créditos

Orientador/a do aluna/a

Em cada uma das disciplinas elencadas na tabela acima, a distribuição seguirá o formato modular, com carga horária dividida entre os docentes indicados.

Corpo Docente: 

 

1. Albertina Maria Batista de Sousa da Silva

Doutora em Educação Matemática, PUC-SP
Linha de Atuação: 
Contato: albertina.silva@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4089493515706508

 

2. Aline Mendes Penteado Farves

Doutorado em andamento em Ensino e História da Matemática e da Física (UFRJ)
Linha de Atuação: 
Contato: aline.penteado@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4679105414338892

 

3. André Luiz Souza Silva

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (CEFET-RJ)
Linha de Atuação: 
Contato: andre.luiz@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2288221683528616

4.Cláudio Bispo de Jesus Costa

Mestre em Ensino de Matemática, UFRJ
Contato:  claudio.costa@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3412930630193167

5.Cleber Haubrichs dos Santos

Doutor em História das Ciências e das Técnicas de Epistemologia, UFRJ
Contato:  cleber.santos@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3685347555912171

6. Edgar Manuel Chipana Huamaní

Doutor em Ciências em Modelagem Computacional, Laboratório Nacional de Computação
Científica
Contato:  edgar.huamani@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1776802452676832

7. Eduardo Guedes de Matos

Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, Ence/IBGE 
Contato:  eduardo.matos@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7833624329671391

8. Eric Nelson Santiago Gonçalves

Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação, UFRJ 
Contato:  eric.goncalves@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3542288592342902

9. Heitor Achilles Dutra da Rosa

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, UFRJ 
Contato:  heitor.rosa@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3153349476331587

10. Isaque de Souza Rodrigues

Mestrado em Engenharia Nuclear, Instituto de Engenharia Nuclear
Contato:  isaque.rodrigues@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3556626961060157

 

11. José Carlos Gonçalves Gaspar

Mestre em Ensino de Ciências na Educação Básica
Contato:  jose.gaspar@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0814591245329438

12. José Vicente Cipriano de Souza

Doutor em Matemática Aplicada, Unicamp
Contato:  jose.cipriano@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5234230195398990

13. Marcelo Pacheco Soares

Doutor em Literatura Portuguesa, UFRJ
Contato:  marcelo.soares@ifrj.edu.br
Categoria: docente colaborador
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6186668511628840

14. Marcelo Silva Bastos

Mestre em Matemática, PUC
Contato:  marcelo.silva@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5944698540024831

15. Paulo Roberto do Amaral Ferreira

Doutor em Administração
Contato:  paulo.ferreira@ifrj.edu.br
Categoria:  docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1138974933321657

16. Rafael Filipe Novôa Vaz

Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física, UFRJ
Contato: rafael.vaz@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0867183050486455

17. Sandra da Silva Viana

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana PPFH/UERJ
Contato:  sandra.viana@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4992497521657408

18. Tiago Soares dos Reis

Doutora em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, UFRJ
Contato: tiago.reis@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7858280277437268

19. Vilmar Gomes da Fonseca

Doutor em Educação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Contato:  vilmar.fonseca@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8441390396182138

Normas do Curso: 

Normas do curso

Manual de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos do IFRJ -

Calendário: 

Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS