
O curso tem como objetivo contribuir com a formação continuada de profissionais da área de educação, para desenvolver crítica e criativamente o pensamento computacional no estudo, planejamento, assessoria e execução de projetos e metodologias nos processos pedagógicos, em um mundo cada vez mais digital.
Público-alvo: O curso é destinado a profissionais portadores de diploma de curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou superior de tecnologia), sendo professores, técnicos administrativos ou profissionais interessados em computação e suas aplicações na educação. Profissionais que desejem empreender na área de tecnologias educacionais, seja na implantação, atualização ou criação e inovação de software ou hardware, também fazem parte do público-alvo.
Coordenação: Prof. Dr. Bruno Carlos da Cunha Costa
Vice-coordenação: Prof. Me. Reginaldo Rideaki Kamiya
E-mail da coordenação: infoeduc.csjm@ifrj.edu.br
Secretária(o) da pós-graduação: Rodrigo Luis dos Anjos
E-mail da secretaria: spg.csjm@ifrj.edu.br
Local: Campus São João de Meriti - Rua Vala da Divisa, s/n, Coelho da Rocha, São João de Meriti, CEP: 25.550-110
Telefone: (21)3293-6077
Modalidade: Educação a distância.
O curso será ofertado por meio de Ambiente Virtual de Ensino e de Aprendizagem (AVEA). O AVEA consiste em um sistema informatizado, com ferramentas digitais disponíveis aos participantes em processos colaborativos, proporcionando a organização de conteúdos, acompanhamento de atividades, suporte on-line aos usuários e comunicação entre eles. O IFRJ utiliza como ferramenta de AVEA o sistema Moodle (https://moodle.ifrj.edu.br/). Cada disciplina do curso contemplará material didático a ser acessado pelo AVEA, incluindo sua sistemática de avaliação, segundo os critérios definidos no Regulamento Geral dos Cursos de Pós-graduação lato sensu do IFRJ.
Carga horária: 360 horas
Resolução do Projeto Pedagógico do Curso (PPC):
O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas na Política de Pós-graduação e no Regulamento Geral da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRJ.
2025-2026
EDITAL
- Edital 44/2025 (consolidado com o Edital Retificador nº 17/2025)
- Edital Retificador 17/2025
INSCRIÇÃO (ENCERRADAS)
- Inscrição para pagantes (incluindo solicitações de isenção indeferidas)
- Inscrição com solicitação de isenção da taxa de inscrição
MODELOS
- Autodeclaração Étnico-Racial
- Autodeclaração de Identidade Transexual ou Travesti
- Formulário de Recurso - Ao enviar o recurso, o(a) candidato(a) deverá identificar no assunto do e-mail o número do edital e a etapa correspondente, observando o prazo estabelecido no edital.
RESULTADOS E CONVOCAÇÕES
- Resultado Preliminar da Solicitação de Isenção
- Resultado Final da Solicitação de Isenção (solicitações indeferidas deverão realizar nova inscrição para pagantes)
- Confirmação Preliminar das Inscrições
- Confirmação Final das Inscrições
- Resultado Preliminar da Análise da Documentação
- Resultado Final da Análise da Documentação
- Resultado Preliminar da Análise do Currículo
- Resultado Final da Análise do Currículo
- Resultado Preliminar da Análise da Carta de Intenção
- Resultado Final da Carta de Intenção
- Convocação para Heteroidentificação Étnico-Racial
- Resultado Preliminar da Heteroidentificação Étnico-Racial
- Resultado Final da Heteroidentificação Étnico-Racial
- Classificação Final
MATRÍCULA
Processos anteriores: https://portal.ifrj.edu.br/processo-seletivo-pos-graduacao/lato-sensu
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Linha de pesquisa 1: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE Engloba estudos teóricos e práticos sobre as múltiplas relações entre educação, tecnologia e sociedade no mundo contemporâneo, buscando compreender e mapear processos educacionais perpassados por tecnologias digitais. Busca também analisar e problematizar, de forma crítica, as diversas estratégias e implicações das tecnologias em uso no contexto educacional e da cibercultura. |
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Projetos de pesquisa associados:
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a) POSSIBILIDADES E PRÁTICAS DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL Investiga o desenvolvimento de competências e habilidades na educação por meio da computação, como foco no uso do pensamento computacional para a resolução de problemas. Busca identificar possibilidades e propor práticas educacionais de uso do pensamento educacional, em especial na educação básica. Práticas de Letramentos, Escola e Mídias Docentes envolvidos: |
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b) POSSIBILIDADES E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS Investiga criticamente o uso das diversas tecnologias digitais na educação sob o viés pedagógico, ético, social e tecnopolítico. Busca problematizar questões e propor soluções para o uso das tecnologias nos espaços educacionais presenciais, híbridos ou a distância. Docentes envolvidos: |
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Linha de pesquisa 2 - INTERFACES, AMBIENTES E RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO Engloba estudos teóricos e práticos sobre as diversas interfaces entre pessoas e artefatos tecnológicos, os ambientes virtuais de produção de conhecimento e os recursos digitais utilizados na educação, buscando compreender suas potencialidades e limites de utilização. Busca também estudos e propostas de soluções sociotecnológicas que contribuam de forma inovadora para os processos educacionais. |
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Projetos de pesquisa associados: |
c) AMBIENTES VIRTUAIS E INTERFACES DIGITAIS Investiga e explora as diversas interfaces de interação possíveis entre sujeito e objeto no âmbito educacional, perpassadas pela ótica da inclusão no mundo digital. Busca também estudar e propor soluções de software/hardware inovadoras que ofereçam interfaces passíveis de uso em ambientes educacionais presenciais, híbridos ou a distância. Docentes envolvidos: |
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d) ABORDAGENS E TENDÊNCIAS INOVADORAS DA COMPUTAÇÃO Investiga as novas tendências e a diversificação dos recursos digitais em uso na educação, como plataformas digitais, gamificação, robótica, Internet das Coisas, movimento maker, interfaces imersivas, dentre outros. Busca acompanhar tais tendências e propor soluções próprias capazes de contribuir positivamente nos processos educacionais. Docentes envolvidos: |
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1º SEMESTRE
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DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
Nº CRÉDITOS |
PROFESSOR |
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Computação e Pensamento Computacional |
30h |
02 |
Bruno Carlos da Cunha Costa Eluã Ramos Coutinho |
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Educação e Ambientes Virtuais |
30h |
02 |
Patrícia Grasel da Silva Paulo Emílio Paes Rodrigues |
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Ensino e Aprendizagem na Cultura Digital |
30h |
02 |
Vivian Martins Lopes Torres Loise Tarouquela Medeiros |
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Interfaces Imersivas na Educação |
30h |
02 |
Caio Henriques Sica Lamas Edival Ponciano de Carvalho Filho |
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Metodologia de Pesquisa em Educação |
30h |
02 |
Albertina Maria Batista de Sousa da Silva Rony Pereira Leal |
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Produção de Conteúdos Educacionais |
30h |
02 |
Paulo Emílio Paes Rodrigues Gilvan de Oliveira Vilarim |
Carga Horária Total do Semestre: 180h
2º SEMESTRE
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DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
Nº CRÉDITOS |
PROFESSOR |
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Abordagens e Tendências em Computação e Ensino |
30h |
02 |
Edival Ponciano de Carvalho Filho Paulo Emílio Paes Rodrigues |
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Elaboração de Projeto |
30h |
02 |
Coordenação de Curso Orientadores |
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Ética e Direito Digital |
30h |
02 |
João Emilio de Assis Reis Fabiano Martins Carvalho dos Santos |
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Inclusão Digital, Acessibilidade na Web e Tecnologias Assistivas |
30h |
02 |
Leonardo Luís da Silva Nardi Roni Costa Ferreira |
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Recursos Digitais na Educação |
30h |
02 |
Roni Costa Ferreira Gilvan de Oliveira Vilarim |
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Tecnologia, Educação e Sociedade |
30h |
02 |
Gilvan de Oliveira Vilarim Vivian Martins Lopes Torres |
Carga Horária Total do Semestre: 180h
3º SEMESTRE
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DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
Nº CRÉDITOS |
PROFESSOR |
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Trabalho de Conclusão do Curso I |
Não há |
Sem créditos |
Orientadores |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 360H
TOTAL DE CRÉDITOS: 24
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Albertina Maria Batista de Sousa da Silva Doutorado em Educação Matemática (PUC-SP) |
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Bruno Carlos da Cunha Costa Doutorado em Informática (UFRJ) |
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Edival Ponciano de Carvalho Filho Doutorado em Engenharia de Sistemas de Computação (UFRJ)
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Fabiano Martins Carvalho dos Santos Mestrando em Desenvolvimento Local (UNISUAM) |
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Gilvan de Oliveira Vilarim Doutorado em Serviço Social (UFRJ |
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João Emilio de Assis Reis Doutorado em Direito (PUC/SP) |
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Loise Tarouquela Medeiros Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (UNICSUL) |
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Maria Gabriella Mayworm de Castro Doutoranda em Linguística Aplicada (UFRJ) |
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Paulo Emílio Paes Rodrigues Doutor em Engenharia de Produção (UFRJ) |
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Reginaldo Rideaki Kamiya Mestre em Ciências da Computação (USP) |
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Rodney Cezar de Albuquerque Doutor em Informática na Educação (UFRGS) |
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Roni Costa Ferreira Doutorando em Engenharia de Produção e Sistemas (CEFET-RJ)
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Rony Pereira Leal Doutor em Educação (UFRJ) |
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Vivian Martins Lopes Torres Doutor em Educação (UERJ)
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Link para acesso ao repositório do IFRJ: https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/
Aula Magna 2022 - Cenário e Perspectivas sobre o Ensino de Computação na Educação Básica do Brasil – Profª Márcia Kniphoff (UNISC) - https://www.youtube.com/watch?v=lhyMl3n9jsg
Aula Magna 2021 – Estratégias pedagógicas usando tecnologia – Profª Liane Tarouco (UFRGS) - https://www.youtube.com/watch?v=gZWPn7lPb_M
Palestra SNCT 2021 - Quando os bits e as crianças se juntam – Profª Rozelma Soares França (UFRPE) - https://www.youtube.com/watch?v=l8PJQ_c3JlE
Manual de Apresentação de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos do IFRJ - Resolução Consup/IFRJ nº 236, de 12 de março de 2025
Norma de credenciamento e descredenciamento de docentes
Norma para elaboração de trabalhos de conclusão de curso
INSCRIÇÃO DE PROFESSORES DO IFRJ INTERESSADOS PARA CREDENCIAMENTO DOCENTE Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSek9aD9ni4DrHYnlA8XdqqwfBmqhL00K8BznrQNPlK9a36Wkg/viewform
Link para acesso aos calendários da pós-graduação: https://portal.ifrj.edu.br/academico/calendarioposgraduacao