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Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (mestrado e doutorado profissional) - Campus Nilópolis (presencial)

Informações Gerais / General Information: 

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) é da modalidade profissional com cursos de mestrado (aprovado em 2007 pela CAPES e primeira turma iniciada em 2008) e doutorado (aprovado em 2018 pela CAPES e primeira turma iniciada em 2019).

O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências é dirigido aos profissionais, portadores de diploma de graduação obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC, que atuem na educação científica, especialmente os professores das Ciências da Natureza e Matemática, atuando na educação básica, no ensino superior ou no ensino não formal de ciências.

O Doutorado Profissional em Ensino de Ciências é dirigido aos profissionais portadores de diploma de graduação obtido em cursos reconhecidos pelo MEC, em especial aos licenciados das ciências da natureza e matemática que atuem na educação formal (educação básica ou superior) ou não formal. Aos profissionais não licenciados deve ser comprovada a associação de seus trabalhos com a educação formal (educação básica ou superior) ou não-formal, ou o envolvimento em ações e/ou projetos que permeiam a discussão do ensino de ciências.

O objeto de pesquisa do Mestrado e do Doutorado, independentemente da área de formação, deve estar fortemente atrelado às linhas e projetos de pesquisa do PROPEC, envolvendo de forma clara e consistente o ensino de ciências.

Coordenação: Profª. Drª. Denise Leal de Castro

Vice-coordenação: Profº. Drº. Jorge Cardoso Messeder

Contato da coordenação: propec@ifrj.edu.br

Local: Rua Coronel Délio Menezes Porto, nº 1045 - Nilópolis - RJ

Secretaria: Telefone: (21) 3236-1817; e-mail: spg.cnil@ifrj.edu.br

Horário do curso de Mestrado Profissional: quintas -feiras no turno diurno (manhã e tarde), conforme o plano de estudo aprovado pelo(a) orientador(a), que considera ainda reuniões de orientação e/ou de grupo de pesquisa em dias e horários previamente acordados.

Horário do curso de Doutorado Profissional: quartas-feiras para as disciplinas obrigatórias no período diurno (manhã e tarde), e quintas-feiras para as disciplinas optativas no período diurno (manhã ou tarde), conforme o plano de estudo aprovado pelo(a) orientador(a), que considera ainda reuniões de orientação e/ou de grupo de pesquisa em dias e horários previamente acordados.

Mais informações e atos normativos na Plataforma Sucupira:
https://sucupira-v2.capes.gov.br/programas/detalhamento/203531?id-ies=5199&regiao=Sudeste&search=&size=20&page=0

 

Processo Seletivo / Selection Process : 

INGRESSO DE ESTUDANTES
CREDENCIAMENTO DOCENTE
PÓS-DOUTORADO
BOLSAS PARA ESTUDANTES

 


INGRESSO DE ESTUDANTES

O ingresso tem periodicidade anual e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital de Seleção elaborado a partir das diretrizes estabelecidas na Política de Pós-graduação e no Regulamento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu do IFRJ.  

2025-2026

EDITAL

INSCRIÇÃO (ENCERRADA)

  • Inscrição para pagantes (incluindo solicitações de isenção indeferidas)
  • Inscrição com solicitação de isenção da taxa de inscrição 

MODELOS

RESULTADOS E CONVOCAÇÕES

  • Resultado Preliminar da Solicitação de Isenção
  • Resultado Final da Solicitação de Isenção (solicitações indeferidas deverão realizar nova inscrição para pagantes)
  • Confirmação Preliminar das Inscrições
  • Confirmação Final das Inscrições
  • Resultado Preliminar da Análise da Documentação - DP/PROPEC   e   MP/PROPEC 
  • Resultado Final da Análise da Documentação - DP/PROPEC   e   MP/PROPEC
  • Resultado Preliminar da Análise do Currículo - DP/PROPEC   e   MP/PROPEC 
  • Resultado Final da Análise do Currículo - DP/PROPEC   e   MP/PROPEC
  • Resultado Preliminar da Análise do Projeto - DP/PROPEC   e   MP/PROPEC 
  • Resultado Final da Análise do Projeto - DP/PROPEC   e   MP/PROPEC
  • Convocação para a Arguição - DP/PROPEC   e   MP/PROPEC 
  • Resultado Preliminar da Arguição - DP/PROPEC   e   MP/PROPEC
  • Resultado Final da Arguição - DP/PROPEC   e   MP/PROPEC
  • Convocação para o Exame de Suficiência em Língua Estrangeira - DP/PROPEC   e   MP/PROPEC
  • Resultado da Dispensa do Exame de Suficiência em Língua Estrangeira - DP/PROPEC   e   MP/PROPEC
  • Resultado Preliminar do Exame de Suficiência em Língua Estrangeira - DP/PROPEC   e   MP/PROPEC
  • Resultado Final do Exame de Suficiência em Língua Estrangeira - DP/PROPEC   e   MP/PROPEC
  • Convocação para Heteroidentificação Étnico-Racial - DP/PROPEC   e   MP/PROPEC
  • Resultado Preliminar da Averiguação de Vagas Reservadas - DP/PROPEC   e   MP/PROPEC
  • Resultado Final da Averiguação de Vagas Reservadas - DP/PROPEC   e   MP/PROPEC
  • Classificação Final - DP/PROPEC   e   MP/PROPEC

MATRÍCULA

 

HISTÓRICO

ANO DE INGRESSO

MESTRADO PROFISSIONAL

DOUTORADO PROFISSIONAL

Edital

Resultado

Edital

Resultado

2025 Edital 53/2024 MP 2025 Edital 53/2024 DP 2025
2024 Edital 18/2023 MP 2024 Edital 18/2023 DP 2024
2023 Edital 16/2022 MP 2023 Edital 16/2022 DP 2023
2022

Edital 45/2021

Edital 53/2021
(suspensão)

Edital 63/2021
(complementar)

MP 2022

Edital 45/2021

Edital 53/2021
(suspensão)

Edital 63/2021
(complementar)

DP 2022

2021

Edital 06/2021

MP 2021

Edital 06/2021

DP 2021

2020

Edital 33/2019

MP 2020

Edital 34/2019

DP 2020

2019

Edital 68/2018

MP 2019

Edital 01/2019

DP 2019

2018

Edital 79/2017

Edital 05/2018
(vagas remanescentes)

MP 2018

MP 2018
(vagas remanescentes)

2017

Edital 61/2016

MP 2017

2016

Edital 60/2015

Edital 04/2016
(vagas remanescentes)

MP 2016

MP 2016
(vagas remanescentes)

2015

Edital 54/2014

MP 2015

2014

Edital 57/2013

MP 2014

2013

Edital 57/2012

MP 2013

2012

Edital 64/2011

MP 2012

2011

Edital 81/2010

MP 2011

2010

Edital 86/2009

MP 2010

2009

Edital 49/2008

MP 2009

2008

Edital 49/2007

MP 2008

 


CREDENCIAMENTO DOCENTE

2025

2023

2022

2016

 


PÓS-DOUTORADO

2025 / PROEXT-PG
Edital Proppi Nº 02/2025 

PROCESSO DE SELEÇÃO:

2015

2014

 


BOLSAS PARA ESTUDANTES
As bolsas do PROPEC são concedidas a estudantes regularmente matriculados e se dá por meio de processo seletivo definido em Edital.
Modelo do Termo de Compromisso
Mais informações: https://portal.ifrj.edu.br/nilopolis/editais-internos

2023

2022

2021

 

Linhas e Projetos de Pesquisa / Research Lines: 

Os cursos de Mestrado Profissional (MP) e Doutorado Profissional (DP) do PROPEC estão pautados em 3 (três) linhas de pesquisa que refletem os 6 (seis) macroprojetos do programa, bem como a estrutura curricular dos cursos. Há dois macroprojetos associados a cada uma das três linhas de pesquisa que se desdobram nos projetos do corpo docente e as disciplinas dos cursos, com o cuidado de não encerrar as discussões dentro da ideia de disciplinas específicas (química, física, matemática, biologia etc.), mas sim em contextos mais amplos como ciências da natureza, ciências da saúde e ambiente e o próprio ensino de ciências, conforme quadro abaixo. 

LINHA DE PESQUISA

PROJETO ASSOCIADO

1. Formação de professores de ciências
Discute a formação inicial e continuada de professores de ciências, a partir da análise curricular e histórica bem como os processos de divulgação e popularização da ciência envolvidos nesse processo de formação dos professores.

1.1 Divulgação científica na formação de professores de ciências
Investiga a presença do ensino de ciências desenvolvido nos espaços formais e não formais, especialmente os Centros de Ciências e Museus, dedicando-se aos processos de elaboração  e divulgação do conhecimento científico, além de avaliar o processo de popularização da ciência durante a formação inicial e continuada dos professores de ciências.

1.2 Formação de professores de ensino de ciências
Investiga as ações de ensino de ciências desenvolvidas nos espaços formais de ensino, analisando aspectos referentes à formação inicial e continuada dos professores de ciências.

2. Processos de ensino e de aprendizagem e produção de material didático para o ensino de ciências
Objetiva fomentar estudos em ensino de ciências nos seus aspectos, abordando as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e a produção de material didático entre outros elementos.

2.1 Processos de ensino e aprendizagem no ensino da saúde e do ambiente
Avalia as mediações efetuadas pelos professores de ciências nas diretrizes curriculares, associando os aspectos do ambiente e da saúde, além de refletir sobre os elementos históricos e sociológicos da construção do conhecimento científico, no que tange as temáticas citadas

2.2 Processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências da natureza
Discute o ensino de ciências da natureza, complementando e aprofundando conhecimentos adquiridos na graduação, com vistas a avaliar a utilização de recursos de informática,multimídia e vídeo, além do desenvolvimento de materiais didáticos e experimentos.

3. Reflexões sobre o ensino de ciências na contemporaneidade
Reflete os desafios atuais do Ensino de Ciências, discutindo tanto a teorização e aplicação na Educação Básica e Ensino Superior, quanto os conteúdos que o circunscreve: o trabalho docente; as novas fronteiras e desenvolvimento de pesquisas e teorias; a utilização de novos procedimentos e tecnologias; as novas práticas pedagógicas; as políticas públicas; os elementos sobre inclusão e exclusão; a inter e transdisciplinaridade; os desafios sociológicos, filosóficos e epistemológicos.

3.1 Aspectos inovadores do ensino de ciências
Investiga os aspectos mais recentes e potencialmente inovadores em Ensino de Ciências. Procura os conteúdos de ponta realizados na área de Ciências com a intenção de refleti-los no Ensino e na Aprendizagem em Ciências, como também em relação às políticas públicas.

3.2 História, filosofia e sociologia da ciência
Investiga as relações existentes entre as Ciências Humanas e Filosofia com a área de Ciências, principalmente no aspecto educacional, mas também em relação ao conteúdo interdisciplinar e suas implicações epistemológicas. Considera tanto o processo histórico dessa relação quanto os desafios da contemporaneidade.

 

Estrutura Curricular / Disciplines: 

As disciplinas do PROPEC estão organizadas em obrigatórias e optativas, além das disciplinas para desenvolvimento da dissertação de mestrado ou da tese de doutorado. Há ainda, para o Mestrado Profissional (MP), a disciplina Prática de Ensino Supervisionado e, para o Doutorado Profissional (DP), Acompanhamento da Prática Profissional – que se configuram como a interlocução entre o espaço de trabalho do discente e a instituição formadora, quando é possível socializar conhecimentos a partir da pesquisa desenvolvida no curso. A matriz curricular apresentada no quadro a seguir apresenta disciplinas para cada curso, a sua natureza (obrigatória ou optativa) e a quantidade de créditos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As ementas das disciplinas encontram-se no Projeto Pedagógico dos Cursos do PROPEC.

Para integralizar o Mestrado Profissional (MP) é preciso cursar 27 (vinte e sete) créditos que perfazem 405 (quatrocentas e cinco) horas de disciplinas, sendo 6 (seis) créditos em disciplinas optativas, dos quais 4 (quatro) podem ser aproveitados de cursos de pós-graduação aprovados pela CAPES (externos ou do próprio IFRJ), respeitando-se as Normas do PROPEC e o Regulamento Geral da Pós-graduação Stricto Sensu do IFRJ, e desde que aprovado pelo Colegiado do Curso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para integralizar o Doutorado Profissional (DP) é preciso cursar 44 (vinte e sete) créditos que perfazem 660 (seiscentas e sessenta) horas de disciplinas, sendo 6 (seis) créditos em disciplinas optativas, dos quais 4 (quatro) podem ser aproveitados de cursos de pós-graduação aprovados pela CAPES (externos ou do próprio IFRJ), respeitando-se as Normas do PROPEC e o Regulamento Geral da Pós-graduação Stricto Sensu do IFRJ, e desde que aprovado pelo Colegiado do Curso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Corpo Docente / Teaching Staff: 

ALEXANDRE LOPES DE OLIVEIRA
Doutorado em Física - CBPF
Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de física
Contato: alexandre.oliveira@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4563261652431709
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?user=O56OEQgAAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0001-5460-9637
 

ALEXANDRE MAIA DO BOMFIM
Doutorado em Educação - PUC-RIO
Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de saúde e do ambiente
Contatoalexandre.bomfim@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9426535856477661
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?user=ZblRA2EAAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-5617-2229
 

ANA LÚCIA RODRIGUES GAMA RUSSO
Doutorado em Ensino de Ciências - IFRJ
Linhas de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências da natureza
Contato: ana.russo@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3115300175975397
Google Acadêmico: 
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-9763-3909

 

DENISE LEAL DE CASTRO
Doutorado em Química - UFRRJ
Linhas de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências da natureza
Contato: denise.castro@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9688760624499899
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?user=y2xN4qEAAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0003-4572-4689
 

EDUARDO DOS SANTOS DE OLIVEIRA BRAGA
Doutorado em Ensino de Ciências - IFRJ
Linhas de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino da matemática
Contato: eduardo.braga@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6793485159263912
Google Acadêmico: https://scholar.google.com/citations?user=d5MIfgcAAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-8742-6981

 

ELINE DECCACHE MAIA
Doutorado em Antropologia Social - UFRJ
Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de saúde e do ambiente
Contato: eline.maia@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2302862847244271
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?user=r7otC8YAAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0003-4770-3988
 

GISELLE RÔÇAS DE SOUZA FONSECA
Doutorado em Ecologia - UFRJ
Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de saúde e do ambiente
Contato: giselle.rocas@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4000001895246021
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?user=ot_i9fIAAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-1669-7725
 

GRAZIELLE RODRIGUES PEREIRA
Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) - UFRJ
Linha de Atuação: Divulgação científica na formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências da natureza
Contato: grazielle.pereira@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6520678154679758
Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?user=LhBlQ0IAAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0001-5685-0205
 

JORGE CARDOSO MESSEDER
Doutorado em Ciências - IME
Linha de Atuação: Formação de professores de ciências / Processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências da natureza
Contato: jorge.messeder@ifrj.edu.br
Categoria: docente permanente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5836221673817388
Google Acadêmico: https://scholar.google.com/citations?user=-_sZ_hoAAAAJ
OrcID: https://orcid.org/0000-0002-7396-1596