Logo IFRJ

Certificação ENCCEJA 2019

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

CERTIFICAÇÃO E DECLARAÇÃO PARCIAL DE PROFICIÊNCIA DO ENCCEJA 2019

ATENÇÃO PARTICIPANTES

A solicitação de Certificação e Declaração Parcial de Proficiência pelo ENCCEJA 2019 poderá ser feita a partir do dia 16/12/2019 da seguinte forma:

- Campus Belford Roxo: somente solicitação online* ( https://forms.gle/WxVh15Ds2sYz53BV9 )

- Campus Engenheiro Paulo de Frontin: solicitação presencial e online* (acesse o link  https://forms.gle/B7VuGSfzU4gGEM7s8 )

- Campus Resende: somente solicitação online* (acesse o link portal.ifrj.edu.br/resende/encceja )

- Campus São Gonçalo: somente solicitação online* ( acesse o link sites.google.com/ifrj.edu.br/csg/certificaencceja )

- Campus Volta Redonda: solicitação presencial e online* (acesse o link forms.gle/EY4L4N1bErUFbhJi8)

 

OBS: O IFRJ não faz a junção de notas de outras instituições (estaduais, municipais ou EJAs) para expedição de certificado ou declaração. E o participante somente poderá solicitar o certificado/declaração na unidade certificadora que consta em seu Boletim de Resultados. 

 

O participante poderá requerer um dos seguintes documentos:

Certificado de Conclusão do Ensino Médio: é o documento que reconhece oficialmente que o participante do ENCCEJA foi aprovado no exame em todos os componentes curriculares do atual Ensino Médio.

Declaração Parcial de Proficiência: é a certificação parcial que comprova que o participante atingiu a pontuação mínima necessária em uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas no ENCCEJA que correspondem aos componentes curriculares do atual Ensino Médio.

Para efetuar a solicitação de quaisquer documentos, é necessária a presença do próprio participante ou representante legal mediante procuração simples. 

 

*A solicitação ONLINE será feita nos seguintes casos:

- participantes aptos à certificação do Ensino Médio pelo ENCCEJA 2019 (ou anos anteriores: 2017 e 2018)

- participantes aptos à certificação do Ensino Médio com a junção das notas ENCCEJA 2019 + ENCCEJA 2017 e/ou 2018 OU junção ENCCEJA (2019, 2018 e/ou 2017) + ENEM (2010 a 2016)

- participantes que solicitarão Declaração Parcial de Proficiência

IMPORTANTE: O certificado será enviado APENAS por e-mail, após o cumprimento das etapas de conferência dos dados e notas informados pelo candidato, publicação da relação de candidatos APTOS à certificação e confecção do certificado, tendo a média de 120 à 180 dias para a expedição.

 

COMO SERÁ FEITA A SOLICITAÇÃO ONLINE?

Com a solicitação online,  somente será necessário que o candidato compareça ao campus em caso de não dispor de acesso a internet para a efetuar a solicitação e/ou imprimir o certificado,ou declaração parcial de proficiência (OBS: o certificado impresso na unidade certificadora é o mesmo encaminhado por e-mail, não havendo distinção de formato ou meio de impressão do convencional, também feito pelo candidato.

 Veja abaixo o passo a passo:

1º passo) O participante acessará o link que será disponibilizado no site do IFRJ a partir do dia 16/12/2019

2º passo) Preencherá o requerimento com os dados solicitados e anexar todos os documentos solicitados no formulário de solicitação. ( a não inserção dos anexos solicitados indeferirá a solicitação )

3º passo) Ao finalizar o preenchimento, receberá um e-mail confirmando o seu pedido

4º passo) A partir desse momento, o candidato deverá acompanhar o e-mail de forma periodica para acompanhar o recebimento do certificado em sua caixa de entrada e certificar-se que não foi encaminhado à sua caixa de SPAM ou Lixo eletrônico. (o prazo médio para recebimento do certificado é de 120 à 180 dias)

5º passo) Caso o participante necessite, o IFRJ poderá emitir entre 10 e 30 dias, após a abertura do processo, uma declaração de que o participante do ENCCEJA obteve proficiência neste exame. Esse documento poderá ser utilizado para fins de comprovação até a emissão do certificado. Para isso, o participante deverá marcar a opção no momento do preenchiimento do requerimento.

Atenção: Certifique-se de que a o Instituto Federal do Rio de Janeiro foi escolhido como unidade certificadora em todas as edições de prova e encaminhe a solicitação ao campus correspondente à escolha.

 

IMPORTANTE: Somente serão emitidos os certificados dos participantes que atendam a todos os requisitos previstos nos editais.

 

COMO SERÁ FEITA A SOLICITAÇÃO PRESENCIAL?

Na solicitação presencial, o participante deverá comparecer 2 vezes ao campus: a primeira para levar a documentação e abrir o processo de solicitação do certificado/declaração, e a segunda para a retirada do documento (em casos onde o candidato não disponha de acesso a internet)

Veja abaixo o passo a passo:

1º passo) O participante deverá dirigir-se ao mesmo campus que consta em seu boletim de resultados, levando consigo a documentação exigida. Verifique junto ao Campus se é necessário agendamento ou se há restrições de dias e horários para atendimento, não há limite temporal para perecer o direito de solicitar a certificação de provas já efetuadas.

 

 Apresentar original e cópia dos documentos abaixo:

- Requerimento preenchido e assinado pelo participante

⇒ modelo para Certificação do Ensino Médio (.doc) (.pdf)

⇒ modelo para Declaração Parcial de Proficiência (.doc) (.pdf)

- Boletim de resultados do ENCCEJA 2019 e edições anteriores em caso de junção (disponível em: http://enccejanacional.inep.gov.br)

- Documento de Identidade (original e cópia)

- Cadastro de Pessoa Física - CPF (original e cópia, não é necessário apresentar essa cópia caso o número do CPF conste no documento de identidade)

- Os participantes que desejam a junção de notas do ENCCEJA 2019 com outros anos de ENCCEJA e/ou ENEM, deverão trazer as Declarações Parciais de Proficiência emitidas nos anos anteriores. Caso não tenha retirado, informar no momento da solicitação.

2º passo) A partir desse momento, o participante deverá aguardar o prazo informado para a confecão do certificado e, se necessário, caso este não o tenha recebido por e-mail, dirigir-se ao campus para a impressão de seu certificado. O prazo para emissão da certificação é de aproximadamente 120 à 180 dias após a solicitação.

3º passo) Caso o participante necessite, o IFRJ poderá emitir entre 10 à 30 dias úteis após a abertura do processo, uma declaração de que o participante do ENCCEJA obteve proficiência neste exame. Esse documento poderá ser utilizado para fins de comprovação até a emissão do certificado. Para isso, o participante deverá marcar no momento do preenchimento do requerimento que deseja esse documento.

4º passo) Assim que o documento estiver pronto para ser retirado, o participante deverá ir ao campus levando Documento de Identidade. 

 

Atenção. O IFRJ não faz o envio ou recebe documentos pelos correios.

 

 

REQUISITOS PARA CERTIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO PELO ENCCEJA 2019

O interessado em obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio deverá:

- ter indicado o IFRJ como instituição certificadora no ato da inscrição

- possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data do exame do ENCCEJA 2019 (nos casos de junção de notas com exames anteriores (ENCCEJA/ENEM), o participante deverá ter 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova do primeiro exame)

- atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame; e

- atingir o mínimo de 5,0 (cinco) pontos na Redação.

 

REQUISITOS PARA DECLARAÇÃO PARCIAL DE PROFICIÊNCIA PELO ENCCEJA 2019

O participante do ENCCEJA interessado em obter a Declaração Parcial de Proficiência em quaisquer uma das áreas de conhecimento do ENCCEJA 2019 deverá:

- ter indicado o IFRJ como instituição certificadora no ato da inscrição;

​- possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data do exame do ENCCEJA 2019;

- ter atingido o mínimo de 100 pontos na área de conhecimento que deseja a declaração parcial.

ATENÇÃO: para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o participante deverá atingir ao mesmo tempo: o mínimo de 100 (cem) pontos na prova objetiva e o mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de redação na mesma edição do exame.

 

 

ENDEREÇO DAS UNIDADES CERTIFICADORAS

UNIDADE

ENDEREÇO

Campus Belford Roxo

Av. Joaquim da Costa Lima, SN – Belford Roxo, RJ (em frente ao 39º Batalhão da Polícia Militar e ao Fórum de Belford Roxo)

Campus Engenheiro Paulo de Frontin

Av. Maria Luiza, s/nº, Sacra Família do Tinguá, Engenheiro Paulo de Frontin, RJ

Campus São Gonçalo

Rua José Augusto Pereira dos Santos s/nº, Neves – São Gonçalo, RJ (ao lado do posto de vistoria do DETRAN - Neves)

Campus Resende

Av. Prefeito Botafogo – Comercial – Resende, RJ

Campus Volta Redonda

Rua Antônio Barreiros, 212 - Nossa Sra. das Graças - Volta Redonda, RJ

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS