Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura

O Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura na UFBA (Universidade Federal da Bahia),realizado de 13 a 15 de agosto contou com a participação do PET Procult, do Campus Nillópolis.
Os petianos Gabriella Paiva, Letícia Ferreira e Nathan Miranda, junto com o tutor João Guerreiro, apresentaram, no GT “Culturas e Universidades”, a pesquisa sobre a trajetória profissional dos egressos do curso de Produção Cultural do IFRJ/Nilópolis, trazendo reflexões sobre formação, mercado e caminhos da área.

Na mesa “Juventude, território e insurgências culturais”, o tutor do PET Produção Cultural, João Guerreiro participou de um debate sobre como as juventudes têm reinventado a produção cultural, ocupando espaços, criando novas narrativas e tensionando modos hegemônicos de viver. Segundo João Guerreiro, "foi um momento de troca de saberes entre o Ministério da Cultura, representado pelo presidente da Casa Rui Barbosa, Alexandre Santini, os projetos culturais inseridos nos territórios baianos, representados por Augusto Leal (Museu de Arte de Simões Filho/MASF) e Luar Vieira (Coletivo JACA/Salvador). E com a condução da coordenadora do Enecult, Gleise Oliveira (UNIPAMPA).
Guerreiro diz que com apoio da Reitoria do IFRJ e da Direção do Campus Nilópolis foi possível enviar 31 estudantes do Bacharelado em Produção Cultural como observadores do evento. "Os frutos virão em breve e com certeza", disse.
Foi um encontro de trocas, aprendizados e resistência cultural. Segundo Vanessa Maia, estudante do Bacharelado em Produção Cultural e petiana, "saímos cheios de ideias e inspirações para seguir construindo uma Produção Cultural cada vez mais viva, diversa e socialmente referenciada".