Com foco nos parceiros internacionais, e-book reúne ações da Rede Federal no enfrentamento ao Coronavírus

Desde a chegada do Coronavírus ao Brasil, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tem se mobilizado para ajudar a comunidade acadêmica a lidar com todas as restrições impostas pela crise sanitária. Algumas das atividades desenvolvidas pelos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntas, contabilizam mais de 600 unidades em todo o Brasil -, estão reunidas no e-book “Federal Network of Vocational, scientific and technological education against Covid-19” ("Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Contra a COVID-19", em livre tradução), lançado nesta quarta-feira (23/9), data que marca o aniversário de 111 anos da Rede.

A publicação traz uma série de textos com relatos de inúmeras atividades desenvolvidas por docentes, técnicos administrativos, estudantes e voluntários da Rede Federal para enfrentar o novo Coronavírus, como a produção de álcool 70%, confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), bem como o conserto de respiradores e criação de aplicativos para monitorar o avanço/recuo da pandemia.

O livro virtual é voltado a comunidade internacional que mantem algum tipo de relação com a Rede Federal. A produção do material teve apoio dos integrantes do Fórum de Assessores de Relações Internacionais (Forinter), grupo de assessoramento da Câmara de Relações Internacionais. Os membros fizeram a revisão e a tradução dos textos. Há casos de todas as instituições representadas pelo Conif.

A publicação, em inglês, vai ficar disponível para leitura e download no site da Essentia Editora, que é ligada ao Instituto Federal Fluminense (IFF), e foi responsável pela diagramação e publicação da obra.

Fonte: Portal do Conif