Formatura do curso Técnico em Secretaria Escolar

O campus Pinheiral sediou a solenidade de formatura dos ingressantes nas primeiras turmas do curso Técnico em Secretaria Escolar, ofertado na modalidade Educação a Distância, através do Profuncionário (Programa Indutor de Formação Profissional em Serviço dos Funcionários da Educação Básica Pública). O evento foi realizado no dia 24 de junho.

A solenidade foi presidida pelo diretor geral do campus Pinheiral, Prof. Reginaldo Soares, e contou com a presença de representantes da Reitoria: diretor de Desenvolvimento Institucional e Expansão, Prof. Marcos Clivatti Freitag, em representação ao reitor, Prof. Paulo Assis; diretora de Educação a Distância, Profª Aline Amorim; e o coordenador Pedagógico de Educação a Distância, Prof. Rafael Baptista. Também participaram da solenidade os coordenadores do NEaD Pinheiral, do curso e dos pólos; professores e tutores; autoridades dos municípios sede dos polos e familiares dos formandos, que lotaram o auditório.

As primeiras turmas do curso foram ofertadas em polos de EaD em parceria com as Secretarias Municipais de Educação em diversas localidades, como Arraial do Cabo, Guapimirim, Pinheiral, São José do Vale do Rio Preto e outros. Atualmente, o curso possui turmas em andamento, também, nos campi em implantação: Belford Roxo, Niterói, Resende e São João de Meriti.

O Profuncionário é um programa do Governo Federal destinado aos trabalhadores que exercem funções técnico-administrativas nas escolas públicas de Educação Básica, e, quando da existência de vagas remanescentes, a outros interessados.

Os cursos possuem carga horária de 1.200 horas e, no IFRJ, duração de 7 trimestres letivos (aproximadamente 21 meses). Os cursos ofertados no âmbito do Profuncionário são de Alimentação Escolar, Multimeios Didáticos, Infraestrutura Escola e Secretaria Escolar, todos do eixo tecnológico de Apoio Educacional.

No IFRJ é ofertado o curso de Técnico em Secretaria Escolar e uma comissão está analisando a viabilidade da oferta futura do curso de Técnico em Multimeios Didáticos.