Logo IFRJ

IFRJ avança na construção de novos restaurantes estudantis em quatro campi

A equipe da Pró-reitoria de Administração (PROAD) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) realizou visitas técnicas, no dia 06/02/2025, aos campi Engenheiro Paulo de Frontin, Realengo e Duque de Caxias, acompanhada pela empresa responsável pela construção dos novos restaurantes estudantis nessas unidades. O objetivo da visita foi alinhar e definir os espaços onde as obras serão iniciadas, garantindo que a implantação das estruturas atenda às necessidades da comunidade acadêmica.

O IFRJ está investindo na construção de quatro novos restaurantes estudantis nos campi Pinheiral, Realengo, Duque de Caxias e Engenheiro Paulo de Frontin. Destes, três serão executados por uma mesma empresa, enquanto o restaurante do Campus Pinheiral será construído por outra. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 2,5 milhões para cada um dos três primeiros campi e de R$ 1,2 milhão para Pinheiral.

A visita técnica contou com a participação da coordenadora de apoio técnico da PROAD, Juliana Lisboa Bordes do Couto, e do diretor de planejamento e orçamento, Hugo Macedo, que também está em exercício como diretor de inovação na administração pública. Eles foram acompanhados pelo representante da empresa construtora Porto S.A., responsável por coordenar e conduzir os trabalhos nas unidades do IFRJ.

“O objetivo de cada visita foi mapear e definir os espaços para a construção dos restaurantes, considerando a necessidade e a demanda de cada campus, além da disponibilidade de terreno para a implantação das estruturas. Essa etapa é fundamental para garantir que os novos restaurantes atendam de forma eficiente à comunidade acadêmica”, explicou o pró-reitor de Administração, Igor Valpassos.

Essa iniciativa está diretamente ligada ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, lançado pela atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto dos restaurantes também faz parte do Programa de Aceleração de Investimentos do IFRJ, que contempla demandas mapeadas e planejadas para serem implementadas com a máxima brevidade, garantindo o direito à alimentação dos estudantes e fortalecendo sua permanência e êxito acadêmico.

“Os investimentos do PAC têm sido fundamentais para que os avanços no IFRJ ocorram em diversos setores da infraestrutura, contribuindo não apenas para a expansão e criação de novas unidades, mas também para a consolidação das já existentes. Além disso, os recursos viabilizam a solução de demandas históricas e estruturantes para a instituição, permitindo melhorias essenciais para o funcionamento e o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão”, reforçou Igor.

Após a conclusão das obras, o IFRJ dará início ao processo de contratação da empresa responsável pela operação dos restaurantes, garantindo a presença de profissionais qualificados nas áreas de cozinha e nutrição, seguindo todas as normas sanitárias e regulatórias vigentes.

A ampliação da rede de restaurantes estudantis reforça o compromisso do IFRJ com a assistência estudantil e a permanência dos alunos na instituição, promovendo melhores condições de ensino e aprendizado.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS