Logo IFRJ

IFRJ marca presença na cerimônia de anúncio dos Programas Partiu IF e CPop

Grupo de dez pessoas posando em um evento interno, com um painel ao fundo exibindo "Mais acesso à EDUCAÇÃO". Eles estão bem vestidos e seguram folhetos. O local está movimentado e bem iluminado.

O IFRJ esteve representado no evento de lançamento oficial do Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Partiu IF e do Programa Rede Nacional de Cursinhos Populares – CPOP. Tratam-se de dois programas instituídos pelo MEC, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), que visam a igualdade de oportunidade de acesso dos estudantes de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas, quilombolas, PCD, à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento aconteceu no dia 10/03, no Centro de Convenções de Natal - RN.

Estiveram presentes o ministro da Educação, Camilo Santana; a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC, Zara Figueiredo; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/MEC, Marcelo Bregagnoli; a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; o reitor do IFRN José Arnóbio; e os coordenadores de Gestão do programa partiu IF de todas as regiões do Brasil. Ainda compareceram representações Sociais, Sindicais, Estudantis e de cada segmento público-alvo dos programas (pretos, pardos, indígenas, quilombolas, PCD) de todo Brasil.

A coordenadora de Gestão do Programa no IFRJ  é a coordenadora-geral de Programas e Projetos de Extensão, Michelle de Oliveira Abraão. Os demais coordenadores de Gestão da Região Sudeste são:

  • Cefet/MG - Pedro Henrique Dias de Sousa 
  • CPII - Jorge Luiz Marques de Moraes
  • IF Sudeste MG - Weder Ferreira da Silva
  • IFSULDEMINAS - Giovane José da Silva
  • IFES - Alessandro Bermudes Gomes
  • IFF - Mírian Manhães Ribeiro Crespo  
  • IFMG - Diego Henrique Figueira de Melo
  • IFNMG - Adeizete Gomes Silveira
  • IFSP - Mariana Bertolotti Alves Pereira
  • IFTM - Danielle Freire Paoloni

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do investimento em educação como um pilar essencial para a construção de um país mais democrático. Segundo ele, não é possível falar em qualidade educacional sem considerar a inclusão e a equidade no ensino. Nesse sentido, o Ministério da Educação (MEC) tem trabalhado para ampliar o acesso e aprimorar a qualidade da educação, garantindo que nenhum estudante fique para trás. Como parte dessa estratégia, foi criado o Programa Partiu IF, uma iniciativa voltada para promover igualdade de oportunidades e fortalecer o aprendizado dos estudantes da rede pública, ampliando suas chances de ingresso e permanência na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Com esse compromisso, o MEC reafirma seu papel na construção de uma educação mais inclusiva, acessível e transformadora para todos.

Para a coordenadora de Gestão do Partiu IF no IFRJ, Michelle de Oliveira Abraão, a participação no lançamento do programa representou um marco significativo para a extensão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “O evento evidenciou o impacto transformador das ações extensionistas tanto para a população quanto para as próprias instituições de ensino. Além disso, ouvir relatos exitosos de representantes sociais de grupos vulneráveis reforçou a relevância da atuação das instituições federais, destacando o papel essencial da extensão na articulação entre ensino e pesquisa. A experiência reafirmou a importância de investimentos e apoio institucional para o desenvolvimento de programas e projetos capazes de gerar os resultados que a sociedade, sobretudo o público de maior vulnerabilidade, historicamente demanda”, afirmou.

"O partiu IF é um programa necessário há bastante tempo. Que bom que o MEC, através da SECADI, está à frente desta implantação. A geração de acesso aos Institutos Federais se torna cada vez mais importante e cabe a nós gerarmos essas possibilidades. Isto é o IFRJ se comunicando cada vez mais com os nossos territórios", finalizou Ana Luísa Soares, pró-reitora de Extensão do IFRJ.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS