Link para o portal do IFRJ. Link para a página do Integrare Logo IFRJ
Link inativo.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Confira a seguir uma lista de perguntas frequentes sobre o projeto (em constante atualização)

1 - O que é o Projeto Integrare?
Integrare é o nome do projeto de implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG) no IFRJ. É um projeto institucional, envolvendo os setores acadêmicos e administrativos nos campi e reitoria.

2 - Por que Integrare?
Integrar é uma palavra que dá a ideia de completude, de sentir-se parte de um conjunto. O nome “Integrare”, uma palavra latina, foi definido a partir de consulta à comunidade interna do IFRJ – este verbo tem origem em “tornar inteiro, fazer um só”.

3 - O que é um SIG?
Um SIG é um sistema de informações que integra dados e processos organizacionais em um ambiente único, tendo como base o uso de ferramentas informatizadas. É uma grande ferramenta de apoio ao trabalho nas organizações, tanto nas suas operações como nas atividades de gestão, tendo uso crescente nas instituições públicas.
O SIG permite que os processos organizacionais sejam realizados com base em um só banco de dados, trabalhando com um mesmo padrão de interfaces.

4 - Quem já possui o SIG?
A década de 1990 trouxe um grande crescimento no uso dos sistemas integrados de gestão em inúmeras empresas, com a disseminação dos computadores em rede nas organizações.
Nos últimos anos, este crescimento também atingiu as empresas públicas – diversas universidades e institutos, como IFAL, IFPA, IFC, IFPR etc, já fazem uso de sistemas de gestão. O IFRJ passa a ser mais uma dessas instituições.

5 - Quais os benefícios do SIG?
. Melhor automação e armazenamento das informações da instituição;
. Simplificação, padronização e melhoria dos processos de trabalho, minimizando o retrabalho e a redundância de atividades;
. Criação de uma cultura de melhores práticas de governança e gestão da informação, trazendo mais qualidade aos serviços prestados;
. Integração de atividades e áreas da instituição, facilitando a comunicação;
. Redução de custos por meio de sistemas baseados em tecnologia da informação (TI);
. Aprimoramento na utilização da TI como instrumento para acessar, manipular e difundir informações com mais transparência;
. Curva de aprendizado mais rápida no uso dos recursos do sistema;
. Criação de mecanismos e ferramentas informatizadas que perpetuem o conhecimento gerado e os trabalhos desenvolvidos;
. Conhecimento tecnológico absorvido pela instituição, com possibilidade de manutenção dos sistemas pelos próprios profissionais de TI, por meio de tecnologias abertas;

6 - Como ocorre a implantação ao longo do tempo?
Pelo seu porte, o SIG possui um horizonte de implantação de cerca de 3 anos, na área acadêmica e na área administrativa. O processo de implantação, porém, ocorre de forma gradativa na instituição, para que não haja atropelos. O IFRJ conta com o auxílio da empresa Hirix Engenharia de Software no processo de implantação.

7 - Como o SIG é implantado?
O SIG é dividido em três subsistemas principais: Gestão de Atividades Acadêmicas; Gestão de Recursos Humanos; e Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos. Os subsistemas, por sua vez, são divididos em módulos. A implantação do SIG ocorre por módulos, ao longo dos meses, com a participação das áreas do IFRJ envolvidas, da empresa contratada para auxílio à implantação, e do comitê de acompanhamento.

8 - Quem utilizará o SIG?
O SIG será usado por docentes, alunos e técnicos do IFRJ.

9 - Quem faz parte do SIG?
Você! Mais do que um sistema informatizado, o SIG depende das pessoas. O sucesso do SIG, a longo prazo, representa processos mais organizados para os servidores e a oferta de serviços para a sociedade com mais qualidade.

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO