IV Workshop "Do Espaço à Terra" capacita professores em Volta Redonda
O Campus Volta Redonda sediou o IV Workshop "Do Espaço à Terra: integrando Astronomia e Física no ensino de ciências" nos dias 19 e 20 de setembro. O evento, uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda (SME-VR) e da coordenação de pesquisa do campus, liderada pela professora Aline Intorne, teve como foco a formação de 120 professores de ciências do 5º ano do ensino fundamental.
Um dos destaques do workshop foi a sessão no Planetário Móvel Oberon, único do tipo na região Sul Fluminense. Coordenado pelos professores Marco Pacheco e Marco Espírito Santo, o planetário tem sido um destaque no ensino de astronomia na região Sul Fluminense desde 2016, e foi reinaugurado em junho de 2024, durante o Y20 – Diálogo Regional da Juventude do G20, com uma nova cúpula e identidade visual.
Além da experiência imersiva no planetário, os professores também passaram pela capacitação no projeto Trilha da Ciência, coordenado pelo professor Marco Pacheco.
O Trilha da Ciência, projeto de musealização do Campus Volta Redonda, proporcionou aos participantes a interação com diversos experimentos científicos. Entre eles, a observação da imagem formada por uma câmara escura, a manipulação de filtros RGB e a experiência com um gerador eletrostático, que provoca o famoso "efeito arrepiante". Essas atividades sugeriram ideias práticas para serem aplicadas em sala de aula.
O feedback dos professores foi extremamente positivo, com muitos já manifestando interesse em levar seus alunos para visitas ao campus ou solicitar a ida dos projetos às escolas.
A coordenadora pedagógica da SME-VR destacou que as avaliações positivas dos participantes reforçam a importância da formação prática e inovadora.
O sucesso do evento, de acordo com a percepção de Marco Pacheco, reafirma o compromisso do Campus Volta Redonda com a formação de educadores. "Esperamos que os professores que participaram da capacitação sejam multiplicadores do lema 'Encantar para Ensinar', mantendo viva a curiosidade e o encantamento pela ciência em seus estudantes", afirmou Pacheco.
Esse ciclo de capacitação demonstra o impacto positivo da integração entre ciência e educação, ao fomentar a curiosidade científica e encorajar o uso de metodologias inovadoras no ensino fundamental.
Colaboração: Marco Pacheco