GRUPO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM AMBIENTE, SAÚDE E SOCIEDADE (GEMASS)
Líder: Andréia Gomes
O grupo tem como objetivo refletir, debater, pesquisar e sistematizar conhecimentos em perspectiva interdisciplinar sobre múltiplas dimensões da problemática ambiental contemporânea, articulando ensino, pesquisa e extensão. Um arco amplo de objetos de estudo será contemplado, englobando temáticas desde o campo da microbiologia até assuntos como conflitos territoriais e socioambientais. Pretende estimular e promover diálogos e parcerias entre diferentes interlocutores e instituições, fomentando o debate sobre a problemática em questão. Almeja difundir conhecimento, valores e princípios ancorados na justiça e na ética ambientais e contribuir com a construção de uma sociedade que assuma como valor inegociável o estabelecimento de uma interrelação justa, saudável e harmoniosa com o ambiente.
Equipe: André Brito, Etiane Araldi, Ligia Bensandon, Mariana Spacek, Pedro Silva, Raphaela Reis, Tauan Nunes, Andrea Falcão e Fernanda Lima (docente); Carlos Eduardo Couto, Samara Silva, Lorena Martins, Gabriel Carrarine, Victoria Fonseca, Cinthia Cordeiro, Daniele Inneco, Gabriel Vieira, Géssica do Couto, Luís Miguel do Carmo, Rodolfo Maussa e Samilly Moreira (alunos).
-------------------------------------------- LINHAS DE PESQUISA --------------------------------------------
NATUREZA, TERRITÓRIO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Esta linha investiga questões do contexto da contemporaneidade que emergem do território e o colocam como lócus analítico central. Tais questões envolvem processos dialógicos que reúnem natureza, o espaço em disputa, relações sociais e a política em um único campo dinâmico. Pretende-se compreender também o papel do Estado como principal agente dos mecanismos do ordenamento territorial. Propõe-se ainda a identificar os processos sociais implicados em políticas públicas de meio ambiente e políticas urbanas que moldam territórios e ordenam o tempo e o espaço de indivíduos.
Equipe: Etiane Araldi, Ligia Bensadon, André Brito e Fernanda Lima (docentes).
ESTADO, DESENVOLVIMENTO, SOCIEDADE DE CONSUMO E AMBIENTE
Dedica-se a compreender mudanças e permanências na relação do homem com a natureza em diferentes períodos históricos e em distintos contextos espaciais. Pretende-se investigar as formas pelas quais se engendrou historicamente a exploração econômica do território brasileiro, atentando para as consequências socioambientais desse processo. Almeja ainda desvelar os desafios que a lógica econômica e as dinâmicas sociopolíticas inerentes ao modelo de produção, circulação e consumo colocam à sociedade e às demais formas de vida que interagem no ambiente urbano e rural do estado.
Equipe: André Brito, Raphaela Reis, Andrea Falcão e Fernanda Lima (docentes).
ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS E SAÚDE AMBIENTAL
O objetivo da linha é investigar temas na área de ecologia de ecossistemas aquáticos e terrestres, buscando compreender o funcionamento e os padrões de organização de populações e comunidades distribuídas no espaço e no tempo, associados a gradientes ambientais e antrópicos. Também estão inseridos estudos sobre biodiversidade de organismos aquáticos e terrestres, os quais pretendem subsidiar projetos para aplicação de manejo e conservação de diferentes ecossistemas. Pretende-se ainda desenvolver pesquisas em Ecotoxicologia, Educação ambiental, Ensino de Ciências e Divulgação Científica.
Equipe: Andréia Gomes e Pedro Silva (docentes).
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, BIOÉTICA, ZOOÉTICA, ÉTICA AMBIENTAL E SAÚDE
Esta linha de pesquisa visa a promover pesquisas relacionadas à aplicação da ética em diferentes esferas da sociedade. Sua principal preocupação é defender uma concepção abrangente de moralidade que inclua não apenas os seres humanos, como também animais não humanos e o meio ambiente. Pretende-se empreender investigações sobre: as questões éticas envolvidas na produção, no desenvolvimento e no uso de novas tecnologias, nas práticas sociais específicas envolvendo a vida humana, animal e vegetal; as questões éticas envolvidas nos diferentes sistemas de atenção.
Equipe: Mariana Spacek e Andrea Falcão (docentes).
Projetos:
Educação ambiental baseada em evidências: a filosofia, o jornalismo e as ciências frente ao ceticismo climático
Coordenadora: Mariana Spacek
Vive-se, atualmente, em um mundo caracterizado pela abundância e pela rápida disseminação das informações. Hoje, as novas tecnologias digitais e a internet possibilitam produção e circulação de conteúdos com uma velocidade consideravelmente maior do que a que existia há vinte anos. No entanto, apesar da facilidade de acesso, nem sempre a profusão de narrativas produzidas e propagadas socialmente representa qualidade de informação ou de conhecimento. Isso é notório, e especialmente dramático, quando o tema se refere ao aquecimento global. Desse modo, esse projeto busca investigar como a filosofia, o jornalismo e as ciências podem juntas contribuir para a análise e a compreensão do fenômeno do aquecimento global e as imperiosas formas para sua mitigação ou para seu termo, de modo a possibilitar que os alunos do Ensino Médio envolvidos desenvolvam estratégias e instrumentos que lhes permitam educarem-se, construindo e compartilhando conhecimentos ambientais em bases mais seguras e confiáveis.
Equipe: Loise Santos
AGROECOLOGIA, ECONOMIA SOLIDÁRIA, MOVIMENTOS SOCIAIS E GESTÃO
Esta linha de pesquisa investiga práticas urbanas e rurais de geração de trabalho e renda com o meio ambiente, como as iniciativas de economia solidária e agroecologia que historicamente se articulam nos territórios, relacionam-se como movimentos sociais e demandam acesso às políticas públicas. Também interessam os conceitos de tecnologias e redes sociais, segurança e soberania alimentar, gênero, raça e movimentos sociais, além das especificidades nas formas de gestão, como a autogestão, gestão participativa, de projetos, de unidades de conservação e dos conselhos públicos.
Equipe: Lígia Bensadon, Raphaela Reis e Etiane Araldi (docentes).
Projetos:
PROGER Z8 - Programa de Gestão de Resíduos da Colônia Z8
Considerando Niterói uma cidade litorânea, a prática pesqueira e a presença da população tradicional é marcante, porém, conforme a cidade se expande, o meio ambiente é afetado com o despejo de esgoto in natura nos corpos hídricos, afetando a fauna marinha, com isso, temos os povos e comunidades tradicionais diretamente afetados, já que estes fazem usos e manejos sustentáveis, e detêm o conhecimento da biodiversidade e a responsabilidade de passar para as gerações posteriores. Consequentemente há os problemas sociais da perda de identidade cultural do conhecimento tradicional e o abandono da atividade econômica; por fim o da própria localidade. Objetiva-se viabilizar ações de cunho socioambiental, mitigar os impactos ambientais, atender a comunidade tradicional – aproximadamente 130 pessoas localizadas no centro da cidade – a fim de contribuir com a preservação e sustentabilidade do meio ambiente, conforme previsto pelo Plano Nacional de Extensão Universitária. Para tanto, procede-se à visita ao local onde será feito um contato com a comunidade de pescadores e serão realizadas entrevistas para avaliar a qualidade das informações e ter acesso a percepção dos atores com relação a preservação e o equilíbrio do meio ambiente, posteriormente será feita a análise das informações coletadas nas entrevistas. Desse modo, espera-se recuperar o sentimento de propriedade e disseminação dos costumes para as futuras gerações, a presença de espaço educador com foco ambiental de intenção pedagógica que proporcione a construção de referências concretas de sustentabilidade socioambiental, e a população tradicional gerando benefícios para toda a sociedade; isso é impulsionado quando promove a manutenção da sociobiodiversidade, por modos próprios de ser, fazer, e na relação com o ambiente compartilhando seu modo de vida.
Coordenadora: Raphaela Reis
Equipe: Cinthia Cordeiro, Daniele Inneco, Gabriel Vieira, Géssica do Couto, Luís Miguel do Carmo, Rodolfo Maussa e Samilly Moreira (alunos).
PRÁTICAS CORPORAIS NA NATUREZA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SAÚDE
Esta linha de estudo investiga temas relacionados à melhoria da qualidade de vida através da promoção da saúde, da educação ambiental e de práticas corporais realizadas na natureza, abordando questões que envolvem a inovação e o desenvolvimento de tecnologias especialmente esportivas e educacionais. Através da articulação ensino-pesquisa-extensão, esta linha de pesquisa visa empoderar a comunidade acadêmica do IFRJ campus Niterói, com o desenvolvimento e aplicação de novas metodologias pedagógicas, buscando prioritariamente atender às demandas da população de Niterói.
Equipe: Tauan Maia e Pedro Silva (docentes).
Projetos:
Investigando a qualidade de vida dos participantes do projeto "IFRJ em Ação"
O presente trabalho possui abordagem quantitativa e qualitativa. A pesquisa é realizada com praticantes do Projeto de Extensão “IFRJ em Ação”. Na ficha cadastral, faz-se um levantamento dos interesses, expectativas e da qualidade de vida dos participantes através de questionário a ser preenchido no IFRJ Campus Niterói. Tal ficha também é responsável por traçar o perfil do público participante. No início das atividades, após 3 meses e após 6 meses serão realizados questionários e entrevistas para avaliar a qualidade de vida e a satisfação dos participantes, de modo a reorientar as atividades do projeto. Serão ofertadas turmas de yoga, atividades esportivas, lutas e danças. As oficinas terão turmas de até 25 participantes, com dois encontros semanais de uma hora de duração cada. As oficinas serão realizadas no IFRJ campus Niterói, buscando a articulação ensino-pesquisa-extensão, e em parceria com a Escola Municipal Levi Carneiro e o Colégio Estadual Doutor Luciano Pestre, ambas escolas públicas da região do Sapê.
Coordenador: Tauan Nunes
Equipe: Carlos Eduardo Couto, Samara Silva, Lorena Martins, Gabriel Carrarine e Victoria Fonseca (alunos).