Logo IFRJ

E-book reúne estudos realizados por estudantes para o ensino da ciência

O e-book "Explorando as trilhas da ciência: Uma jornada pela história e ensino através de estudos de caso" (Arco Editores) reúne uma coleção de estudos de caso elaborados por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, com foco no ensino de ciências naturais na educação básica, alinhados às habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A proposta da disciplina “Ciências Biológicas na Sala de Aula I”, ministrada pelo professor Lucas Guimarães, que também é organizador da obra, foi possibilitar aos licenciandos um papel ativo na produção do conhecimento ao elaborar o material didático. O processo envolveu revisões e sugestões dos estudantes e avaliações de especialistas da área. Cada estudo de caso aborda figuras históricas da ciência, explorando contribuições e contextos. A obra se organiza com os seguintes capítulos: 

• “E aí, qual é a do leite?”

• “As aventuras mágicas das ervilhas do monge Gregor”

• “Indiana Jones? Não, Alexander Von Humboldt”

• “Células Comestíveis: Uma Jornada Inspirada por Robert Hooke”

• “A Menina, a Cobrinha e Um Futuro”

• “Chico Mendes: Um Legado de Luta pela Conservação Ambiental e Justiça Social na Amazônia”

 

Segundo o professor Lucas Guimarães, cada capítulo é acompanhado de um episódio histórico e uma análise que orienta o professor na aplicação em sala de aula. “Além de estimular o exercício de autoria entre futuros docentes, essa iniciativa tem o potencial de promover o uso de estudos de caso na educação básica em todo o Brasil, oferecendo novas perspectivas para a abordagem de temas variados, incluindo saúde, meio ambiente e ética,” declarou Lucas.

Acesse a obra no link https://www.arcoeditores.com/nossos-e-books

 

Colaboração: Greici de Oliveira

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS