Logo IFRJ

Propec/IFRJ abre credenciamento de docentes para 2026-2029

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (Propec) do Campus Nilópolis do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), por meio de sua Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi), abre credenciamento de docentes para atuação no quadriênio 2026-2029. O Edital Proppi nº 04/2025 se encontra disponível na página do Propec, https://www.ifrj.edu.br/cursos-pos-graduacao/stricto-sensu/propec, no menu de "processo seletivo", onde também podem ser acessadas outras informações do programa.
 
O Propec oferta os cursos de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (aprovado em 2007) e Doutorado Profissional em Ensino de Ciências (aprovado em 2018), ambos atualmente avaliados com nota 5 pela CAPES. Para esse credenciamento, foram disponibilizadas 2 (duas) vagas - sendo 1 (uma) vaga reservada para servidor (a) do IFRJ - que serão distribuídas de acordo com o perfil de formação (graduação e doutorado), produção intelectual e atuação profissional nas áreas de Educação ou Ensino de Ciências (Educação Ambiental, Educação em Saúde, Educação Matemática, Ensino de Biologia, Ensino de Física ou Ensino de Química), e o projeto a ser desenvolvido pelo (a) candidato (a) selecionado (a) em função das linhas e projetos do Propec disponíveis na página do programa
 
As inscrições podem ser feitas entre 01 e 30 de setembro de 2025. O (A) docente credenciado (a) deverá orientar discentes de mestrado e/ou de doutorado, participar de bancas de seleção e comissões, reuniões de grupo de pesquisa, de colegiado e outras atividades pertinentes ao Propec, além de ministrar, pelo menos, uma disciplina por ano de forma presencial.
 
São condições para o credenciamento ter disponibilidade para atuação no Propec no Campus Nilópolis, possuir título de doutor (a) e currículo Lattes atualizado, apresentar produção intelectual (bibliográfica, técnica-tecnológica e/ou artística-cultural) relacionada à área de avaliação da CAPES de Ensino (46) ou Educação (38), além de não possuir punições provenientes de processos administrativos disciplinares ou sanções provenientes da Comissão de Ética do IFRJ, e não estar credenciado (a) em mais de um (1) programa de pós-graduação ou em mais de dois (2) cursos de especialização.
 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS