Logo IFRJ

IFRJ atinge marca histórica no Instagram e consolida conquistas da Comunicação

O Instituto Federal do Rio de Janeiro acaba de alcançar uma marca histórica na comunicação, feita através de suas redes sociais: 100k no Instagram. A conquista é resultado de um processo que há tempos vem sendo desenvolvido pela Coordenação Geral de Comunicação (CGCOM) do Instituto, envolvendo, sobretudo, o respeito pelo público e o objetivo de consolidar e ampliar a imagem e o alcance do IFRJ no Estado do Rio de Janeiro.    

Juliana Santos, à frente da CGCOM, explica que atingir 100 mil seguidores orgânicos (sem investimento em publicidade) é um feito enorme, ainda mais para uma instituição pública, em que o engajamento costuma ser um desafio. Isso mostra que o trabalho de comunicação está sendo bem direcionado, com conteúdo relevante e estratégia afinada.

Mais do que números, os seguidores representam uma comunidade ativa composta por estudantes, servidores, ex-alunos, famílias, parceiros e interessados na educação pública de qualidade. Com conteúdos que vão desde divulgação de editais, campanhas de mobilização, prestação de contas, eventos, ações de ensino, pesquisa e extensão, até pautas de interesse da sociedade, o Instagram do IFRJ se consolidou como um canal estratégico de comunicação institucional, ampliando o alcance das mensagens e fortalecendo o vínculo com a sociedade.

“Estamos lidando com um novo ecossistema de comunicação. Estar nas redes sociais com consistência, responsabilidade e criatividade é uma forma de garantir visibilidade à missão pública da instituição, além de combater desinformações e ampliar o acesso à informação”, destaca Juliana Santos, coordenadora de Comunicação do IFRJ.

Entrevistamos Juliana para entender em detalhes o caminho que levou a essa marca.

 

O Instagram é uma rede social relativamente nova no IFRJ. Como ela surgiu e qual era a expectativa no início?

Juliana: Nossa conta é de janeiro de 2019. Temos pouco mais de 6 anos! A ideia surgiu a partir de uma estagiária de jornalismo da época, a Manoela Lima, que montou um planejamento de publicações e ações e apresentou para a equipe a importância de estarmos presente neste espaço. A gente já queria estar no Instagram antes, mas tínhamos o receio de não dar conta da demanda que essa rede social exige, então o planejamento prévio foi fundamental.

imagem da primeira pub no instagram

A nossa ideia sempre foi ter uma presença mais forte e direta nas redes sociais, indo além dos canais tradicionais de comunicação, porque queríamos nos aproximar do nosso público, incluindo estudantes, servidores e, principalmente, os futuros alunos que buscam informações sobre a instituição.

Queríamos mostrar o dia a dia dos campi, divulgar projetos inovadores de pesquisa e extensão e celebrar as histórias de sucesso da nossa comunidade. Acreditávamos que, assim, conseguiríamos não só fortalecer a marca IFRJ, mas também construir uma comunidade online mais engajada e conectada com a gente.

imagem mostra os dizeres os primeiros mil seguidores a gente nao esquece

 

Fale da evolução da rede nos últimos anos (dificuldades e conquistas)

J: Nosso desafio inicial foi entender o que esse público queria ver e ouvir, já que era uma plataforma com um perfil muito diferente do que a gente vinha trabalhando até então e que permitia um nível de informalidade que precisamos aprender, sem passar uma imagem errada sobre o que era a instituição.

imagem de video commais de 200 mil visualizaçãoes. ha uma garota com oculos escuros, em pé, sendo fotografada supostamnte por paparazzi, ela segura dois cartazes que solta

Durante a pandemia, nosso maior desafio foi manter a comunidade engajada e informada em um período de muitas dúvidas e distanciamento, e o nosso foco foram conteúdos que mostrassem a resiliência e a adaptação do IFRJ. A conquista foi ver essa comunidade se formar, mesmo a distância. Na época, tivemos um ganho de 2.500 seguidores.

Mais recentemente, tivemos algumas grandes conquistas. Em 2024 alcançamos a marca de ganhar mais de 20 mil novos seguidores em 1 ano e, em 2025, conseguimos nosso 1º vídeo com mais de 200 mil visualizações e nossa página com mais de 2 milhões de visualizações em 1 mês. Isso nos mostra o poder de um conteúdo bem planejado e alinhado com o que nosso público quer ver.

O desafio agora é sustentar esse crescimento, mantendo a qualidade e a relevância do nosso conteúdo para que o interesse não diminua. A maior conquista é ter alcançado um nível de visibilidade que poucas instituições públicas no Brasil conseguem.

 

Qual é a principal característica do Insta do IFRJ?

J: Ser informativo e, ao mesmo tempo, próximo. Buscamos um equilíbrio entre a divulgação oficial, como editais e eventos, e o conteúdo mais humanizado, que mostra a vida acadêmica, cultura e as notícias do que acontece no IFRJ. Tentamos sempre ouvir nossos seguidores, entender o que eles querem e criar conteúdo que gere identificação.

Queremos que a nossa comunidade sinta que a nossa página é um espaço de pertencimento e que tenham certeza de que ali eles serão atendidos, uma vez que nos empenhamos para responder todas as pessoas que nos mandam mensagens no privado e nas postagens.

 

Em relação à Rede Federal, como está o IFRJ?

J: Das 41 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, nós estamos entre as 10 maiores contas no Instagram. Fazer parte dessa Rede nos permite fortalecer em conjunto a imagem dos Institutos Federais no Brasil e com certeza, ter mais de 100 mil seguidores contribui muito com esse papel.

Fico feliz por saber que somos referência para outros IFs, que acompanham de perto o trabalho desenvolvido por nós nesse espaço.

imagem mostra numeros do instagram com marca de dois milhos de visualizações

Diante de uma perspectiva da expansão do Instituto com a criação de novos campi, qual é o papel das redes sociais frente a uma necessidade de mais divulgação?

J: As redes sociais são fundamentais para a comunicação nessa fase da expansão do IFRJ. Elas são uma das principais ferramentas para apresentar os novos campi à comunidade, informando sobre os cursos, a infraestrutura e as oportunidades.

Além de serem um canal para aumentar o número de inscritos, elas nos ajudam a construir a identidade desses novos espaços e a criar um sentimento de comunidade desde o início, antes mesmo que as portas se abram. 

 

Em termos de redes sociais, quais são os próximos passos da Comunicação? 

J: Nosso foco agora é consolidar esse crescimento e ficar entre as 5 maiores contas de Instagram da Rede Federal. Queremos em breve explorar novas plataformas, como o TikTok, pois entendemos que o público mais jovem, que é o nosso público do processo seletivo Integrado, está ali, mas precisamos ter estratégia e responsabilidade para assumir a demanda que é estar presente em mais uma plataforma de rede social.

Além disso, queremos fortalecer a integração entre as redes sociais de todos os nossos campi, garantindo que a nossa comunicação seja sempre coesa e eficaz.

A meta é continuar crescendo, mas sempre com conteúdo de qualidade que realmente agregue valor à nossa comunidade.

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS