NEABI do IFRJ Campus Duque de Caxias promove Semana da Consciência Negra com palestras, diálogos e articulações institucionais

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRJ Campus Duque de Caxias realizou, entre os dias 5 e 7 de novembro, a Semana da Consciência Negra, evento que promoveu reflexões, formação e diálogo sobre questões raciais, memória, identidade e políticas públicas voltadas para a equidade.
A abertura contou com a presença das palestrantes Cíntia Paula Santos da Silva, que apresentou a Portaria de Combate ao Racismo Institucional no IFRJ, promovendo letramento racial para a comunidade escolar; e Lucimar Felisberto dos Santos, que conduziu o diálogo “Memórias e Resistências: reflexões sobre processos históricos, identitários e culturais”, reforçando a importância da conscientização sobre as lutas dos movimentos negros e da valorização da cultura afro-brasileira.
O evento recebeu também Liliane Mesquita, representante da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME/DC), assessora pedagógica do Departamento de Educação Básica e articuladora do I Simpósio da Política Municipal de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (I SIMPEMEERQ), junto a Wagner Mattos.
O simpósio representa um marco para a rede municipal, reunindo instituições, educadores e estudantes na construção de uma educação comprometida com a diversidade e com o enfrentamento ao racismo. A iniciativa integra as ações da SME/DC para consolidar a Política Municipal de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PMEERQ), em consonância com as Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, a Portaria MEC nº 470/2024, a Portaria SME/DC nº 53/2025 e a Lei Municipal nº 1.394/1998.
Parceiro e colaborador no I SIMPEMEERQ, o NEABI do IFRJ Campus Duque de Caxias, por meio das articuladoras Viviane Rezende Prates e Fernanda Paixão de Souza Gouveia, reforça seu compromisso com a promoção da equidade racial, da educação antirracista e da valorização das identidades afro-brasileiras e indígenas, fortalecendo o diálogo entre o IFRJ e a rede municipal de ensino.
O NEABI do campus agradece ao coletivo de membros do NEABI/CDuC, à Direção-Geral e à Coordenação de Extensão pelo apoio, diálogo e parceria contínua. O fortalecimento dessas ações só é possível graças ao compromisso coletivo em promover uma educação pública de qualidade, inclusiva, diversa e antirracista.
Colaboração: Viviane Rezende Prates