Ouro e prata na I Olimpíada Internacional do Oceano

Dois estudantes do Campus Duque de Caxias participaram da I Olimpíada Internacional do Oceano, dia 8 de maio.
Os alunos foram habilitados para essa etapa após participarem da Olimpíada do Oceano (em caráter nacional), sendo medalhistas. São eles, João Gabriel Nascimento (ouro) e Alexsandro Gonçalves (prata), atualmente estão no quinto período dos cursos técnico integrado ao ensino médio de Plásticos e Químicae, respectivamente.
A Olimpíada do Oceano é um projeto educacional, promovido pelo Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo, e desde o ano de 2022, estudantes do campus Duque de Caxias participam desta ação. A participação nesta olimpíada é mais uma iniciativa que faz parte do escopo do projeto de Difusão da Cultura Oceânica iniciado também em 2002, sob responsabilidade da professora Aline de Oliveira.
A primeira participação contou com apenas uma estudante inscrita, à época bolsista PIBIC Jr./IFRJ, com sua certificação como medalhista de prata. Em 2023, houve a participação de cinco estudantes, resultando em um medalhista de ouro, um medalhista de prata, e três medalhistas de bronze. O medalhista de ouro ganhou uma bolsa de iniciação científica jovem do CNPq para desenvolvimento de projeto de pesquisa sobre cultura oceânica no campus Duque de Caxias. A edição de 2024 contou com a participação de quinze estudantes, com três medalhas de ouro, oito de prata e quatro de bronze.
Os resultados colocam o Campus Duque de Caxias dentro de uma perspectiva nacional de promoção de cultura oceânica, que também será a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2025. Cumpre-se a proposta de difusão da cultura oceânica nos espaços escolares, inserindo discussões acerca do oceano no cotidiano dos estudantes.