Parcerias impulsionam a Indústria Criativa e a TI no Estado

O Campus Engenheiro Paulo de Frontin foi palco de um importante encontro voltado ao fortalecimento da indústria criativa e da tecnologia da informação no Estado do Rio de Janeiro no dia 30 de junho.
O diretor geral do campus, Ricardo Kneipp, ao lado do diretor de Ensino, Roni Ferreira, recebeu para uma visita institucional o diretor de Projetos da FERJEE (Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos), Ewerton Panda, e os representantes da Secretaria da Juventude e Comunicação de Paracambi, Jean Henrique Fernandes dos Santos e Kaio Alves Gardeli.
A comitiva conheceu de perto a estrutura do campus, os cursos ofertados e a incubadora *Silício Fluminense*, espaço de inovação que vem ganhando protagonismo na região. Um dos destaques da visita foi o diálogo direto com alunos da graduação que tiveram seus projetos aprovados no prestigiado programa HUB RJ Startup 2025 da FAPERJ, demonstrando na prática o potencial transformador do investimento em tecnologia e empreendedorismo jovem.
Para Kneipp, "esses encontros são fundamentais para integrar iniciativas e instituições com um propósito comum: transformar o território. A parceria entre IFRJ, FERJEE e TI Rio aponta para a consolidação de um corredor tecnológico que vai de Paracambi a Japeri, passando por todo o Vale do Café, formando, assim, o que chamamos de *Vale do Silício Fluminense*."
O encontro reafirma o papel estratégico do IFRJ na articulação de políticas públicas e no fomento à inovação regional, consolidando pontes entre juventude, educação, tecnologia e futuro.