Comissão de Ética no Uso de Animais(CEUA)
O que é?
A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) tem o objetivo de avaliar as demandas do campus relacionadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolvam o uso de animais.
A criação da comissão está em conformidade com a Resolução Normativa CONCEA nº 51, de 2021, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que determina sua constituição em seu artigo 3º.
Confira os nomes dos membros da CEUA: PORTARIA DE PESSOAL Nº 385 / 2025 - GR (11.01.64) -
Passo a passo
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O responsável pela atividade deve preencher o Formulário Unificado da CEUA correspondente e enviá-lo para o e-mail da comissão: ceua.cpin@ifrj.edu.br.
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Após o envio, o responsável receberá um protocolo eletrônico de recebimento, e o formulário será encaminhado para avaliação na próxima reunião ordinária da Comissão, realizada sempre na primeira segunda-feira de cada mês.
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Após a análise, o parecer da CEUA será enviado ao professor ou responsável pela atividade.
Diante dessa exigência, reforçamos a importância do planejamento prévio das atividades que envolvam animais, a fim de garantir tempo hábil para a avaliação e aprovação, evitando problemas em eventuais fiscalizações realizadas pelo próprio CONCEA.
O Campus Pinheiral reconhece e compartilha a importância dessa causa e, acima de tudo, reafirma seu compromisso com os preceitos éticos e bioéticos no uso de animais em atividades acadêmicas.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos e para oferecer o suporte necessário.
